You are currently viewing Oito formas de premiar sua equipe sem gastar dinheiro

Oito formas de premiar sua equipe sem gastar dinheiro

Incentivar os seus colaboradores pode ser um ótimo motor para uma equipe de sucesso. Aqui, Plínio Tomaz traz dicas de como melhorar o ambiente de trabalho. 

Não sou favorável a premiar o trabalho obrigatório, como, por exemplo, dar um bônus para a faxineira fazer faxina. Não faz sentido. No entanto, acho de extrema importância premiar e recompensar os colaboradores por boas iniciativas, proatividade, trazerem boas ideias implantáveis para a clínica e/ou trabalhos feitos de modo extraordinário, muito acima da média. Estas coisas merecem estímulos, e tal prática tem se mostrado um excelente elemento propulsionador de talentos, quando aplicada corretamente em uma boa equipe.

Cabe aqui a ressalva de que este tipo de ação não funciona para remendar contratações mal-feitas, ok? Se for o seu caso, demita o ruim, contrate o bom/correto e, depois, treine e implante mecanismos como este de premiação e incentivo.

Vejo que alguns colegas só enxergam a possibilidade de oferecer premiações em dinheiro ou em iniciativas que envolvam investimentos altos e aumento de despesas. Estou aqui para dizer que, muito pelo contrário, boas premiações e mecanismos de recompensa não precisam ser, necessariamente, algo que envolva dinheiro.

Assim, conforme prometido no título desse artigo, compartilho a seguir oito ideias para premiar o bom trabalho de sua equipe sem gastar dinheiro. Cabe destacar que as sugestões que proponho agora não estão ordenadas conforme sua importância:

1. Dar folga no dia do aniversário

Esta tem sido uma das melhores ideias que tive. Eu mesmo não trabalho no dia do meu aniversário e, por eu gostar dessa iniciativa, tive a ideia de oferecê-la à minha equipe. E eles amam! Você pode fazer isso como regra geral da clínica ou, se preferir, premiar com este benefício apenas os merecedores de tal feito, como mencionei no início do artigo. Observação: se o dia do aniversário cair em sábado ou domingo, eu ainda dou ao colaborador a possibilidade de escolher se quer folgar na segunda ou na sexta-feira da mesma semana.

2. Permitir horários flexíveis

Permitir que o colaborador entre (ou saia) mais tarde ou mais cedo, cumprindo a mesma carga horária ou entregando o serviço devido. Isso pode ser o seu padrão de horário de trabalho com algumas pessoas de sua equipe ou pode ser apenas em situações especiais, como premiação por algo feito de forma extraordinária.

3. Oferecer acesso a um mentor

Mentor é alguém com maior experiência naquela área profissional, que ajuda o mentorado a trilhar uma melhor jornada de desenvolvimento. Você mesmo pode ser o mentor de seus colaboradores, ou pode contratar alguém que eles conheçam e admirem. Sim, neste caso, a proposta envolve dinheiro, mas aqui vou preferir encarar essa despesa extra como um investimento, já que você também irá colher ótimos frutos com esse tipo de iniciativa.

4. Convidar para almoçar com você em um lugar bacana

Ação simples, mas que pode representar muito para boa parte de seus colaboradores. Mas não é almoço de cobrança de trabalho, é uma oportunidade de aproximação e interesse genuíno na pessoa. E deve ser feito um por um. Conheça seus hobbies, preferências e o que gosta de fazer aos finais de semana. Lembre-se: é um prêmio, então deve ser divertido, não estressante. Levar um colaborador ou toda equipe a um restaurante diferenciado pode ser uma experiência marcante em suas vidas.

5. Consulte e peça opinião

Olha só que simples (e eficiente): antes de uma decisão importante, peça a opinião de seus colaboradores. Consulte a sua equipe e peça sugestões de como ela acha que podem chegar ao resultado desejado. Eles vão se sentir prestigiados e satisfeitos por terem contribuído para uma decisão importante. É bom saber que alguém se importa com a nossa opinião, não é mesmo?

6. Reconhecer publicamente

Elogiar uma pessoa da equipe perante seus pares pode ser uma tremenda injeção de ânimo em seu colaborador. Reconheça esforços adicionais e trabalhos extraordinariamente bem-feitos. Parabenize iniciativas e boas ideias. Se possível, elogiar a pessoa em público pode vir acompanhado de um bilhete ou uma nota no mural, por exemplo.

7. Permitir projetos pessoais em parte do horário de serviço

Permitir que o colaborador use parte de seu tempo de trabalho para cuidar de algo ligado à sua carreira ou projeto pessoal pode ser um gigantesco incentivo para ele sentir-se feliz em trabalhar com você. Sim, ele vai usar o tempo e/ou estrutura da clínica para fazer algum projeto pessoal. Com moderação e bom senso, pode ser uma boa estratégia de estímulo. Eu, por exemplo, já fiz isso com projetos musicais (cedi espaço para ensaio), já deixei usar internet para pesquisa de um projeto pessoal e diversos outros. Sempre funcionou.

8. Incentivar (ou até mesmo patrocinar) um hobby do colaborador

Já pensou se o seu colaborador tem como hobby, por exemplo, jogar rúgbi? E você não apenas se torna um grande incentivador desta prática esportiva, mas também um patrocinador do seu time para o próximo campeonato da cidade? Que efeito você teria sobre este colaborador?

Observação: sim, patrocinar um hobby exige dinheiro, mas incentivar e apoiar não.

E você, o que mais tem feito ou pode fazer para estimular e incentivar sua equipe a trazer ideias, boas iniciativas e sempre buscar a excelência? Procure ter ideias criativas desse tipo e comece a usá-las em sua clínica. Tenho certeza de que você vai colher excelentes frutos. Vai lá, faz e depois volta aqui para me contar, ok?

Clique aqui para ler as outras matérias da coluna “O Gestor Veste Branco”, de Plínio Tomaz

Conheça outros conteúdos e serviços disponibilizados por Plínio Tomaz, especialista em Marketing de Resultados na Saúde:
https://bit.ly/3iRYgqj