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Dez sugestões para o franqueado na Odontologia

O caminho do franqueado na Odontologia: dez dicas para o cirurgião-dentista buscar a franquia mais compatível com o seu perfil.

Se você está atraído pela ideia de ingressar em uma franquia, isso significa que vai começar a estudar mais sobre o assunto e avaliar as oportunidades disponíveis no mercado para se tornar um franqueado na Odontologia.

Assim como acontece em qualquer segmento, a Odontologia conta com franquias melhores e piores. Isso também tem a ver com o seu perfil de trabalho, com a região onde a clínica será montada, com o perfil dos pacientes e com a proposta de negócio como um todo. Ou seja, a escolha da franquia é uma jornada individual, sem respostas prontas. Por isso, vamos deixar aqui alguns tópicos para orientar suas reflexões.

1. Escolha uma marca com credibilidade

Não importa se é uma cadeia de lanchonetes, um serviço de depilação ou uma rede de clínicas odontológicas: de tempos em tempos, surgem denúncias na imprensa de franquias que deixaram seus clientes ou franqueados na mão. Portanto, quando você estiver avaliando suas opções, faça uma busca bem detalhada para saber o que as pessoas pensam daquelas franquias. Verifique as queixas no Procon, em serviços como o “Reclame aqui” e o que é falado nas redes sociais. Obviamente, não existe empresa totalmente imune a críticas. E quanto mais atendimentos a rede realiza, maiores são suas chances de receber alguma reclamação. Analise se o problema é da franquia como um todo ou se diz respeito a um ou mais franqueados. Veja também a postura da franqueadora diante das reclamações e se ela age de forma proativa para proteger a marca e resolver os problemas.

2. Avalie a prosperidade do nicho de mercado

Cada franquia tem sua própria proposta. Algumas têm uma abordagem mais popular, outras buscam oferecer um atendimento premium. O foco pode estar na faixa de idade dos pacientes, na estética ou em determinadas especialidades, como Ortodontia, Implantodontia ou Harmonização Orofacial. Ou seja, existem muitos jeitos diferentes de fazer Odontologia, e você certamente terá mais afinidade com uma proposta do que com outra. Considere isso em sua avaliação, mas não deixe de avaliar também o potencial econômico dos nichos em que você estará aderindo. Lembre- se de que cada atividade é “vendida” aos pacientes com maior ou menor dificuldade. Da mesma forma, a execução varia em remuneração, complexidade e manutenção futura.

3. Pense a longo prazo

Sim, você deve pensar no mercado, mas não pode ser volúvel diante de modas passageiras. Isso é Odontologia, não uma loja de paleta mexicana. Se você procura por uma oportunidade para fazer dinheiro rápido, uma clínica odontológica não é a melhor opção. Trace um plano de longo prazo para montar sua primeira clínica e para adquirir mais unidades dessa franquia no futuro.

4. Analise a saúde financeira da franquia

A franqueadora tem o dever legal de entregar um balanço mostrando a sua situação financeira para o empreendedor interessado. Essa informação será entregue juntamente com a COF. Avalie cuidadosamente os números e pesquise em outras fontes para descobrir se existe alguma pendência em relação às obrigações fiscais e tributárias da empresa.

5. Consulte os franqueados

Não fique preso somente aos números, entenda o que está acontecendo. Uma conversa com os franqueados da rede é uma ótima ideia para conhecer a opinião de quem vive o dia a dia daquela franquia. Segundo a nova lei das franquias, você deve receber uma relação com os contatos dos demais franqueados junto com a COF. Não se limite a perguntar se eles estão satisfeitos ou não com o negócio, mas procure realmente entender como está o desempenho da rede, como é o suporte dado e o que mais achar necessário.

6. Confira os produtos e equipamentos obrigatórios

Uma das maiores vantagens em ingressar em uma franquia é desfrutar de valores mais acessíveis nas compras de suprimentos e equipamentos, a partir de parcerias estabelecidas pelos franqueadores. Algumas vezes, no entanto, o franqueado tem aversão a esta ou aquela marca de produto, que se tornou um padrão obrigatório para toda a rede. Para evitar dores de cabeça futuras, avalie desde já quais são os produtos obrigatórios que você deverá adquirir ao ingressar na rede.

7. Leia e releia a COF

A Circular de Oferta de Franquia (COF) é o documento mais importante nessa fase que antecede a assinatura do contrato. Ele contém as principais informações do negócio, como direitos e responsabilidades dos franqueados, situação da marca, taxas royalties e fornecedores obrigatórios. Leia esse documento com calma e procure o franqueador se restar alguma dúvida.

8. Use as unidades como termômetro

Quer saber se o negócio vale a pena ou não? O número de unidades da franquia pode te dar algumas pistas. Descubra se as unidades estão sendo repassadas, fechadas ou se existem franqueados tentando renegociar ou cancelar os contratos. Veja também se os atuais franqueados possuem mais de uma unidade na rede e se pretendem continuar expandindo. Fique atento também ao que acontece ao fim do contrato: os franqueados renovam sua franquia ou saem da rede?

9. Escolha o ponto em parceria

A localização de uma clínica odontológica é uma parte importante da sua receita de sucesso. Como você deve saber, muitos pacientes consideram as conveniências de transporte e estacionamento antes de decidir iniciar um determinado tratamento, principalmente se for longo. As franqueadoras possuem ferramentas para saber o potencial econômico de cada ponto, além de regras bem definidas para ocupação de territórios. Discuta essa decisão com seus futuros franqueadores.

10. Canalize sua energia

Franquias possuem um manual de procedimentos que deve ser seguido à risca para que haja padronização e reconhecimento da marca por parte do público. Isso vale para produtos, fornecedores, plano de marketing e até mesmo forma de atuação. Na prática, isso entra em conflito com a personalidade de alguns profissionais, que gostam de fazer a coisa ao seu modo. Nesses casos, se você decidir aderir ao sistema de franquias, a sugestão é que você canalize sua energia criativa para outra atividade que não interfira nas regras determinadas pelo manual. Se não for capaz de fazer isso, estará sempre infeliz ou em conflito com a franqueadora.