You are currently viewing Efeito da cor do cimento e do substrato de resina composta na cor final da cerâmica com matriz resinosa

Efeito da cor do cimento e do substrato de resina composta na cor final da cerâmica com matriz resinosa

Uma seleção dos artigos científicos mais relevantes publicados recentemente nos periódicos internacionais.

Önöral Ö, Günal-Abduljalil B, Ongun S. Effect of color of the cement and the composite resin foundation on the resultant color of resin-matrix ceramics. J Prosthet Dent 2021;125(2):351.e1-351.e7.

Por que é interessante? Uma combinação inadequada da cor da restauração com os dentes naturais adjacentes pode prejudicar o sucesso estético final da restauração. Para restaurações de cerâmica com matriz resinosa (cerâmica híbrida), a tonalidade do substrato subjacente e a tonalidade do cimento podem afetar o comportamento óptico dos materiais, mas faltam estudos sobre essa questão.

Desenho experimental: os autores fabricaram 45 espécimes retangulares de cerâmica híbrida a partir de três blocos diferentes, incluindo Vita Enamic, Lava Ultimate e GC Cerasmart. Os substratos foram fabricados em resina composta com tons de branco e dentina, enquanto que espécimes de cimento foram preparados a partir de três tons: A2, opaco e translúcido. A fórmula ΔE00 foi usada para avaliar as diferenças de cor. Os dados passaram pela análise de variância (Anova) de três fatores e testes de Tukey.

Os achados: os valores de ΔE00 das amostras foram influenciados pela tonalidade do substrato, tonalidade do cimento e tipo de bloco, bem como os termos de interação das três variáveis (p < 0,001). As diferenças de cor nos grupos mostraram valores perceptíveis, mas clinicamente aceitáveis. Os maiores e menores valores de ΔE00 foram observados nos grupos de substrato branco, com cimento opaco e Lava Ultimate.

Conclusão: a tonalidade do substrato e do cimento, e o tipo de material influenciaram significativamente na cor final da restauração. Em ambas as cores do substrato, o grupo com Lava Ultimate demonstrou os maiores valores de variação de cor.

Veja o artigo original aqui