You are currently viewing A influência da idade e da expressão facial (olho aberto/fechado) na exposição dentogengival maxilar

A influência da idade e da expressão facial (olho aberto/fechado) na exposição dentogengival maxilar

Uma seleção dos artigos científicos mais relevantes publicados recentemente nos periódicos internacionais.

Bidra AS, Persenaire M, Kuo CL. The influence of age and facial expression (eye open/closed) on maxillary dental and gingival display. J Prosthodont 2021;Feb 8.

Por que é interessante? O estudo avaliou as diferenças na exposição dentogengival maxilar, entre diferentes faixas etárias, de expressões faciais em ambos os sexos.

Desenho experimental: foi fotografado o terço inferior do rosto de 120 indivíduos de seis grupos de idade diferentes. Foram obtidas duas imagens padronizadas de cada paciente, uma de sorriso máximo com os olhos abertos e outra de sorriso máximo com os olhos fechados. Essas 240 imagens foram usadas para quantificar a razão de exposição dentogengival usando técnicas de medição padronizadas.

Os achados: em todas as imagens avaliadas, houve exposição dentogengival significativamente maior quando os pacientes sorriram com os olhos fechados. Houve tendência de diminuição da exposição dental com o aumento das faixas etárias, sugerindo que os indivíduos mais velhos apresentam menor exposição dentogengival. Não houve diferença estatisticamente significativa entre homens e mulheres. A incidência de exposição da papila interdental também diferiu significativamente entre as imagens com olhos abertos e olhos fechados, em todas as faixas etárias. Porém, a incidência de exposição da papila interdental diminuiu com a idade nas imagens com os olhos abertos.

Conclusão: a exposição dentogengival maxilar diminui com o aumento da idade e é significativamente maior ao registrar o sorriso máximo com os olhos fechados, para todas as faixas etárias e ambos os sexos. Por se tratar de uma expressão facial simples e clinicamente reproduzível, a incorporação de imagens de sorriso máximo do paciente com os olhos fechados pode ser aplicada na rotina clínica para a coleta de dados completos e precisos, para um correto planejamento do tratamento protético.

Veja o artigo original aqui