Efeitos dos dessensibilizantes na resistência de união adesivo-dentina

Efeitos dos dessensibilizantes na resistência de união adesivo-dentina

Compartilhar

Uma seleção dos artigos científicos mais relevantes publicados recentemente nos periódicos internacionais.

Li J, Hua F, Xu P, Huang C, Yang H. Effects of desensitizers on adhesivedentin bond strength: a systematic review and meta-analysis. J Adhes Dent 2021;23(1):7-19.

Por que é interessante? a ação dos dessensibilizantes sobre a cimentação adesiva ainda gera dúvidas nos profissionais. O artigo revisou os estudos in vitro que avaliaram a força de união adesivo-dentina com ou sem aplicação de dessensibilizantes.

Desenho experimental: foram avaliados artigos no PubMed, Embase, Web of Science e Cochrane Library, sem data de publicação ou limites de idioma, de acordo com os critérios Prisma. Dois revisores selecionaram os estudos, extraíram os dados e avaliaram o risco de viés de forma independente. O critério de inclusão foi a avaliação do efeito da resistência adesiva imediata ou envelhecida após a aplicação do dessensibilizante na etapa de cimentação.

Os achados: 1.636 artigos foram encontrados usando a estratégia de busca acima. Foram selecionados 59 artigos para análise de texto completo e 32 foram sistematicamente revisados, com 18 considerados na metanálise. Os resultados mostraram uma diferença significativa entre vários tipos de dessensibilizantes dentinários. A comparação de subgrupos mostrou alta heterogeneidade entre os diferentes tipos de dessensibilizantes. O uso de fosfopeptídeo de caseína-fosfato de cálcio amorfo (CPP-ACP) e arginina-CaCO3 não mostrou um efeito negativo na força de ligação imediata, enquanto outros dessensibilizantes mostraram alguma influência.

Conclusão: diferentes dessensibilizantes têm diferentes efeitos sobre a resistência à microtração. Os dessensibilizantes podem ser selecionados especialmente para aliviar a sensibilidade do dente após a sua preparação, mas também com base na força de união adesiva.

Veja o artigo original aqui