Comparação de parâmetros técnicos, biológicos e estéticos de próteses fixas sobre implante em cerâmica e metalocerâmica: uma revisão sistemática e metanálise

Comparação de parâmetros técnicos, biológicos e estéticos de próteses fixas sobre implante em cerâmica e metalocerâmica: uma revisão sistemática e metanálise

Compartilhar

Uma seleção dos artigos científicos mais relevantes publicados recentemente nos periódicos internacionais.

Hu ML, Lin H, Zhang YD, Han JM. Comparison of technical, biological, and esthetic parameters of ceramic and metal-ceramic implant-supported fixed dental prostheses: a systematic review and meta-analysis. J Prosthet Dent 2020;124(1):26-35.e2.

Por que é interessante: os autores realizaram uma revisão com metanálise comparando as taxas de complicações técnicas, biológicas e estéticas de restaurações de cerâmica pura e metalocerâmica suportadas por implantes.

Desenho experimental: o levantamento bibliográfico considerou seis diferentes bases de dados das quais foram selecionados trabalhos clínicos controlados publicados entre 2008 e 2018. Dos 417 trabalhos inicialmente selecionados, apenas 20 apresentaram os critérios de inclusão apropriados para a realização do estudo.

Os achados: coroas e próteses fixas de cerâmica pura e metalocerâmicas suportadas por implantes foram comparadas em termos de taxa de sobrevivência, adaptação marginal, profundidade de sondagem, correspondência de cor e descoloração da mucosa peri-implantar.

Conclusão: os autores calcularam que coroas unitárias de cerâmica pura apresentam melhor correspondência de cor do que metalocerâmicas, porém, com menor adaptação marginal. Para restaurações unitárias, nenhuma diferença significativa foi observada nas taxas de sobrevivência, perda óssea marginal, profundidade de sondagem ou descoloração da mucosa. No entanto, para próteses múltiplas, as metalocerâmicas apresentaram maior sobrevivência do que próteses totalmente cerâmicas sobre implante.

Veja o artigo original aqui.

João Paulo Mendes Tribst
Mestre e doutorando em Odontologia Restauradora, especialidade Prótese Dentária – Unesp/São José dos Campos.