You are currently viewing Reconstrução da arcada maxilar total usando um fluxo sequenciado de trabalho digital

Reconstrução da arcada maxilar total usando um fluxo sequenciado de trabalho digital

Uma seleção dos artigos científicos mais relevantes publicados recentemente nos periódicos internacionais.

Roberts M, Shull F, Schiner B. Maxillary full-arch reconstruction using a sequenced digital workflow. J Esthet Restor Dent 2020;32(4):336-56.

Por que é interessante: o estudo demonstra o funcionamento do workflow digital de forma didática em uma reabilitação protética, instituindo um plano de tratamento projetado para preservar a arquitetura gengival, a estética facial e a função natural do paciente. A equipe utiliza as ferramentas digitais em um ambiente virtual para planejar, prever e executar o resultado de cada etapa do tratamento, entregando uma prótese final que reproduz a forma, função e oclusão de dentes naturais existentes.

Desenho experimental: os autores realizaram um relato de caso didático dividido em seis fases bem ilustradas e descritas.

Os achados: a capacidade do software CAD de sobrepor uma infinidade de varreduras e alinhá-las com precisão forneceu para a equipe as principais ferramentas de visualização de que precisavam para trabalhar casos complexos de reabilitação, sem perder a referência facial da posição inicial dos dentes e da movimentação necessária para um resultado final estético e funcional.

Conclusão: as tecnologias digitais fornecem aos cirurgiões-dentistas e ceramistas as ferramentas para melhorarem a precisão e a execução de cada fase da reconstrução do arco superior em um menor número de visitas, melhorando a experiência do paciente com o tratamento.

Veja o artigo original aqui.