Utilização da técnica de estratificação sobre uma cerâmica vítrea e sua eficácia na regularização de substratos com alteração de cor

Utilização da técnica de estratificação sobre uma cerâmica vítrea e sua eficácia na regularização de substratos com alteração de cor

Compartilhar

Trabalho realizado com uma cerâmica à base de silicato de lítio reforçado com dióxido de zircônia teve como objetivo a regularização de substratos do dente afetado.


AUTORES

Fernando Rigolin
Mestre em Prótese – SLMandic; Doutor em Clínicas Odontológicas – FOP/Unicamp.
Orcid: 0000-0001-7112-156.

Sérgio Pontalti Jr. (in memorian)
Técnico em Prótese Dental.

Milton Edson Miranda
Mestre em Prótese – Universidade de Michigan, Ohio; Doutor em Prótese – USP.
Orcid: 0000-0002-5410-6500.

Alexandre Vieira
Especialista em Dentística Restauradora e mestrando em Prótese – SLMandic.
Orcid: 0000-001-7647-610X.

Gabriel Abuna
Mestre e doutor em Materiais Dentários – FOP/Unicamp.
Orcid: 0000-0002-9812-4882.


RESUMO

Restabelecer o biomimetismo de dentes com alteração de cor é um grande desafio ao clínico. Contudo, atualmente, há uma grande gama de cerâmicas odontológicas com diferentes opacidades e translucidez que, em conjunto com os cimentos resinosos de diferentes cores, podem promover uma harmonização entre substratos de cores diferentes. Com isto, apresentaremos um trabalho realizado com uma cerâmica à base de silicato de lítio reforçado com dióxido de zircônia (Suprinity/VITA Zahnfabrik), cujo objetivo foi regularizar biomimeticamente as alterações de forma e cor no substrato do dente afetado.

Palavras-chave – Dissilicato de lítio reforçado com zircônia; Cor dentária; Cimentos odontológicos; Espessura de cerâmica.


Recebido em jun/2020
Aprovado em jul/2020