You are currently viewing Resultados clínicos de implantes dentários com carga imediata na zona estética: uma revisão sistemática e metanálise

Resultados clínicos de implantes dentários com carga imediata na zona estética: uma revisão sistemática e metanálise

Uma seleção dos artigos científicos mais relevantes publicados recentemente nos periódicos internacionais.

Cheng Q, Su YY, Wang X, Chen S. Clinical outcomes following immediate loading of single-tooth implants in the esthetic zone: a systematic review and meta-analysis. Int J Oral Maxillofac Implants 2020;35(1):167-77.

Por que é interessante: os autores buscam identificar se a carga imediata produz ou não resultados clínicos diferentes da carga convencional em implantes unitários instalados em região estética.

Desenho experimental: os autores usaram critérios de seleção e critérios de busca para avaliar diversos artigos publicados de 2000 até 2018. Foram selecionados inicialmente 505 manuscritos sobre o assunto, escritos em inglês e publicados em bases de dados internacionais. Após processo de seleção, apenas sete artigos foram considerados mais relevantes para a metanálise.

Os achados: os autores calcularam, através de um intervalo de confiança de 95%, que não existe diferença para a sobrevivência entre implantes com carga imediata ou tardia (superior a 97% em ambos os grupos). Também não existe diferença para a perda óssea marginal no primeiro e no segundo ano após a instalação dos implantes, nem existe diferença para a formação de papila ou satisfação dos pacientes.

Conclusão: em regiões estéticas com implantes unitários, ambos os tipos de protocolo de carregamento (imediata ou tardia) podem ser efetuados, pois não modificam os fatores avaliados. Porém, avaliações de maior tempo clínico ainda são escassas na literatura científica.

Veja o artigo original aqui.