Consenso sobre periodontite e doenças cardiovasculares

Consenso sobre periodontite e doenças cardiovasculares

Compartilhar

Uma seleção dos artigos científicos mais relevantes publicados recentemente nos periódicos internacionais.

Sanz M, Marco Del Castillo A, Jepsen S et al. Periodontitis and cardiovascular diseases: consensus report. J Clin Periodontol 2020;47(3):268-88.

Por que é interessante: novas evidências surgiram nos últimos anos para apoiar associações epidemiológicas entre periodontite e doenças cardiovasculares.

Desenho experimental: quatro revisões técnicas atualizadas em 2012 pela Federação Europeia de Periodontia (FEP) e pela Academia Americana de Periodontia foram preparadas e complementadas por estudos adicionais da FEP e pela Associação Mundial do Coração (WHD).

Os achados: os autores discutem a possibilidade de pessoas com periodontite terem uma maior prevalência de doença cardiovascular subclínica, doença arterial coronariana, risco de infarto do miocárdio, doença cerebrovascular, risco de derrame e doença arterial periférica. Também discutem se as pessoas com histórico de DCV têm uma maior incidência ou progressão de periodontite. Além disso, argumentam os mecanismos que podem explicar as associações epidemiológicas entre periodontite e DCV, bem como os riscos cardiovasculares a partir de intervenções terapêuticas periodontais. Os autores também sugerem algumas recomendações para atendimento odontológico em pessoas com DCV, para médicos e para pacientes com DCV.

Conclusão: este estudo apresenta as principais evidências epidemiológicas existentes de associações significativas entre periodontite e DCV, os vínculos mecanísticos e o impacto da terapia periodontal nos eventos cardiovasculares.

Veja o artigo original aqui.

Rafaela Videira
Doutoranda em Clínica Odontológica/Periodontia – FOP/Unicamp.