Resistência à torção do sistema de parafusos tipo bola e da chave para canais de acesso angulados em prótese sobre implantes

Resistência à torção do sistema de parafusos tipo bola e da chave para canais de acesso angulados em prótese sobre implantes

Compartilhar

Uma seleção dos artigos científicos mais relevantes publicados recentemente nos periódicos internacionais.

Farré-Berga O, Cercadillo-Ibarguren I, Sánchez-Torres A, Gil FJ, Escuin T, Berástegui E. Torsion resistance of the ball head system screw and screwdriver for angled screw channels on implant prosthetics. J Oral Implantol 2020;46(4):365-71.

Por que é interessante: o artigo determina a resistência à torção do sistema de parafusos tipo bola (pilar dinâmico Talladium) e chave correspondente nas angulações 0°, 20° e 30°. Comparar com o sistema convencional de parafusos para hexágonos 1,3 mm.

Desenho experimental: réplicas de aço inox de implantes dentários (hexágono externo, 4,1 mm) foram montadas em gesso tipo 4. Um torquímetro analógico foi utilizado. As deformações foram examinadas com microscopia eletrônica de varredura.

Os achados: a torção máxima no momento da fratura foi de 110 Ncm (pilar 0°). Após dez interações de torque, notou-se uma pequena deformação. Após 30 interações de torque, a deformação se acentuou. Entretanto, todos os parafusos puderam ser removidos com chave digital. A maioria das angulações aceitou torque até os 54 Ncm.

Conclusão: o conjunto pilar dinâmico Talladium testado aceitou mais torque do que os conjuntos parafusos/pilares convencionais.

Veja o artigo original aqui.