Prótese dentária fixa reforçada com fibra compósita usando um guia de silicone de manufatura aditiva

Prótese dentária fixa reforçada com fibra compósita usando um guia de silicone de manufatura aditiva

Compartilhar

Uma seleção dos artigos científicos mais relevantes publicados recentemente nos periódicos internacionais.

Gonzalez AM, Piedra-Cascón W, Zandinejad A, Revilla-León M. Fiber-reinforced composite fixed dental prosthesis using an additive manufactured silicone index. J Esthet Restor Dent 2020;37(7):626-33.

Por que é interessante: o estudo descreve um procedimento odontológico através de fluxo de trabalho digital desde o planejamento do tratamento até a fabricação de uma prótese dentária de resina composta reforçada com fibra, substituindo um incisivo lateral superior ausente.

Desenho experimental: a elaboração de uma restauração direta em resina composta reforçada com fibra é um procedimento sensível à técnica e que pode ser bastante demorado para o clínico. O enceramento digital serviu para determinar a posição e o tamanho exatos dos conectores linguais e proximais. A manufatura aditiva pelaimpressão do guia de silicone ajudou a transferir as informações para a dentição do paciente com precisão.

Os achados: segundo os autores, o protocolo descrito minimizou o tempo de intervenção clínica, facilitando a transferência dos dentes virtuais para a boca do paciente. O guia de silicone forneceu uma trajetória de inserção individualizado, ao mesmo tempo que forneceu um espaço adequado para confecção da restauração.

Conclusão: a incorporação de tecnologias digitais em procedimentos restauradores oferece técnicas mais econômicas e rápidas em comparação aos processos convencionais. No entanto, compreender os limites e indicações das ferramentas digitais são pontos críticos para o desenvolvimento eficaz do procedimento clínico.

Veja o artigo original aqui.