You are currently viewing Planejamento digital dos sorrisos em prótese dentária

Planejamento digital dos sorrisos em prótese dentária

Diego Klee e Wilson Andriani Júnior mostram que o planejamento digital dos sorrisos é uma importante ferramenta para o profissional obter a confiança do paciente.

A prótese dentária na era digital ganhou novas perspectivas, tornando os procedimentos protéticos mais rápidos, precisos e eficazes. As novas tecnologias em Odontologia oferecem funções inovadoras para os profissionais. Entretanto, as etapas de planejamento permanecem decisivas para que os resultados desejados sejam atingidos. Quanto mais detalhado for esse processo, maior será a chance de sucesso do tratamento protético.

As ferramentas de planejamento virtual dos sorrisos são capazes de trazer previsibilidade aos tratamentos. Com fotografias intra e extraorais dos pacientes, a representação visual do plano de tratamento poderá ser executada com softwares desenvolvidos para esta finalidade, buscando virtualmente a harmonização entre dentes, gengiva, lábios e face, identificando as melhores alternativas para cada situação e simulando resultados que podem ser apresentados ao paciente.

No caso clínico a seguir, foi utilizada a plataforma digital Smilecloud Biometrics (www.smilecloud.com) para realizar o planejamento estético virtual, que foi apresentado e aprovado pela paciente. Para a transferência do desenho 2D para um modelo tridimensional, foi usada a biblioteca Smilecloud, importada para o Exocad ou Meshmixer, permitindo que os arquivos individuais das formas dentais usadas para planejar o caso sejam posicionados e dimensionados no escaneamento inicial da paciente, resultando em um modelo 3D que pode ser impresso, além de possibiltar a validação final do desenho em boca por meio do ensaio restaurador (mock-up).

Apesar da presença de facetas de resina composta nos dentes 12 a 22, optou-se por pinos de fibra de vidro e preparo para coroas totais cerâmicas, em função da grande quantidade de restaurações de resina composta presente nestes elementos dentais, bem como tratamentos endodônticos e substrato desfavorável para preparos restauradores minimamente invasivos. O fluxo clínico-laboratorial transcorreu de forma 100% digital. As restaurações finais foram projetadas e, em seguida, fresadas, empregando-se a mesma biblioteca do planejamento inicial.

O planejamento digital dos sorrisos é uma importante ferramenta para o profissional obter a confiança do paciente com relação à proposta de tratamento restaurador estético, mas deve ser usado com muita responsabilidade, pois devemos ser capazes de entregar aos pacientes aquilo que planejamos.