You are currently viewing Odontologia registra período de perdas
Luiz Dantas foi uma perda irreparável para as áreas de Periodontia e Implantodontia. (Imagem: Panoptica/IN 2019)

Odontologia registra período de perdas

Perdas na Odontologia: os meses de dezembro e janeiro foram dolorosos para a especialidade, com o registro de falecimento de profissionais do setor.

Hugo Trevisi, um dos nomes mais importantes da Ortodontia brasileira e internacional, faleceu em 11 de janeiro, aos 72 anos. O professor foi responsável pela formação de centenas de ortodontistas, especialmente com foco na técnica Straight Wire, entre as décadas de 1980 e 1990, quando coordenou cursos para brasileiros nos Estados Unidos. Entre suas conquistas profissionais mais evidentes está a criação do sistema MBT em 1997, ao lado de Richard McLaughlin e John Bennett.

Outra importante baixa aconteceu em 8 de janeiro, com o falecimento do professor Luiz Dantas, de Niterói (RJ), aos 58 anos. Dantas era membro de uma tradicional família de cirurgiões-dentistas, atuando com destaque nas áreas de Periodontia e Implantodontia. Reconhecido pela qualidade de seu trabalho e pelo carinho com os amigos da Odontologia, Dantas foi o desenvolvedor da técnica de reconstrução alveolar proteticamente guiada (RAPG).

Além disso, o vice-presidente do Conselho Federal de Odontologia (CFO), Ermensson Jorge, faleceu em 9 de janeiro, aos 62 anos. Pós-graduado em Ortodontia e Odontopediatria, Jorge teve passagem por importantes entidades ao longo de sua carreira. Foi presidente da Associação Brasileira de Odontologia do Paraná (2004-2005); presidente do Conselho Regional de Odontologia do Paraná (2007-2009); membro efetivo do Conselho Federal de Odontologia (2009-2012); presidente da Comissão de Comunicação do Conselho Federal de Odontologia (2012-2015); e vice-presidente do CFO (2015-2018).

Por fim, o empresário e economista Artenir Werner, sócio-fundador do Centro Universitário Avantis – UniAvan, faleceu aos 80 anos de idade. Apaixonado pela área de Educação, realizou seu sonho ao dedicar-se no aprimoramento do ensino na região de Balneário Camboriú, em Santa Catarina. Em 2019, atuou de forma intensa na mudança da instituição para centro universitário – alçada ao conceito 5 do Ministério da Educação (MEC) – e na ampliação das redes para outras cidades.

Além destes e outros profissionais, muitos colegas da Odontologia perderam familiares nos últimos dias com o agravamento das contaminações por Covid-19. A revista ImplantNews manifesta suas condolências a todos que perderam seus entes queridos.