You are currently viewing O incremento nos produtos à base de cannabis

O incremento nos produtos à base de cannabis

Hoje, a diversidade na apresentação e administração de produtos à base de cannabis é imensa, o que obriga os profissionais a estarem atentos para que não fiquem desatualizados.

A indicação de produtos à base de cannabis tem aumentado substancialmente nos últimos meses. Os benefícios clínicos certamente têm um papel fundamental dentre as razões plausíveis. Somados a essa feliz oportunidade, os estudos, ensaios e formulações não param de se multiplicar.

Em outros países, já é possível encontrar produtos antes inimagináveis, como ração canina, proteína tipo Whey e shampoos, entre outros, além da produção de tecidos à base de cânhamo, com fibras de alta qualidade e resistência, bebidas como vinhos, cervejas e isotônicos com canabinoides e terpenos, além de chás para infusão e alimentos.

No Brasil, os tipos de produtos também vêm se diversificando com suas apresentações. Inicialmente, era possível encontrar somente tinturas (óleos) e pomadas para dor. Hoje, a diversidade na apresentação e administração é imensa, o que obriga os profissionais a estarem atentos para que não fiquem desatualizados. A diversidade é enorme, de cremes de diversas apresentações a lubrificantes íntimos, passando por loções, enxaguantes bucais, gomas, supositórios, cremes dentais, sprays e batons.

INDICAÇÕES CLÍNICAS

Como já falamos em outras colunas, a planta cannabis produz centenas de fitocanabinoides, terpenos (óleos essenciais) e flavonoides. Conhecer a concentração desses elementos botânicos nos produtos, seja de forma isolada ou composta, faz toda a diferença para uma prática clínica assertiva.

Sabemos que, entre outras características, o CBD tem fortes propriedades analgésicas, anti-inflamatórias, ansiolíticas e neuroprotetoras. O THC, por sua vez, é um potente analgésico e anti-inflamatório. Já o CBN é um ótimo indutor de sono, enquanto o CBG é neuroprotetor, neurogênico, antimicrobiano, antitumoral e reparador tecidual. Esses são apenas quatro canabinoides com algumas de suas propriedades, porém seus efeitos não param nestas especificações, já que temos as características terapêuticas dos terpenos e flavonoides, que somam e potencializam ainda mais seus efeitos.

O uso do canabidiol na Odontologia também tem uma grande diversidade, com as indicações e aplicações em plena expansão para a prática clínica. Listamos abaixo algumas possibilidades, ressaltando que o horizonte de oportunidade está se abrindo cada vez mais.

DTM E DOR OROFACIAL

Temos óleos ou tinturas que melhoram o sono, o bem-estar, a dor, a inflamação e a oxigenação. Também existem gomas que podem ser usadas com foco no efeito de ação rápida, como em sono e dores agudas, assim como os supositórios. Sabemos que a pele, maior órgão do corpo humano, possui alta concentração de receptores canabinoides e vaniloides. Desta maneira, as pomadas com efeito “pain killer” – ou relaxante – têm rápida absorção, melhorando características álgicas e inflamatórias dos músculos mastigatórios e cervicais.

HARMONIZAÇÃO OROFACIAL

Já está disponível no Brasil uma linha de produtos skincare, como cremes, sérum e pomadas para a região de olhos e face, que induzem a produção de colágeno e contêm propriedades regenerativas, proporcionando rejuvenescimento. Também existem linhas de batom para proteção e manutenção labial, além de cremes esfoliantes, shampoos, cremes com ação analgésica e anti-inflamatória para uso após procedimentos e no dia a dia.

IMPLANTODONTIA, PERIODONTIA E CIRURGIA

A doença periodontal pode estar atrelada a diversos fatores, que podem ser imunológicos, microbianos ou biogenéticos, entre outros. A chegada desses produtos na cavidade oral está sendo muito bem-vinda. Atualmente, estão disponíveis cremes dentais e enxaguantes bucais com predominância do já citado CBG. Alguns estudos conferiram a este canabinoide um efeito antimicrobiano superior à clorexidina.

Fazer uso diários de produtos com essas características vai promover uma importante melhora na microbiota, principalmente às bactérias oportunistas, além do efeito regenerativo do CBG. Em breve, também chegará ao mercado nacional um spray para uso intrabucal de CBG. A principal finalidade será promover antissepsia pré-operatória.

Por fim, estão disponíveis sprays de CBD, parecidos com aqueles de própolis, para uso diário. A ideia é melhorar toda a saúde tecidual local e sistêmica, uma vez que a mucosa oral tem alto poder de absorção.

CENÁRIO PROMISSOR

Essas são algumas situações reais de aplicação do canabidiol já disponíveis para a nova rotina clínica na Odontologia. É importante ressaltar que ainda há um entrave legal sobre termos, estoque e aplicações desses produtos no consultório, visto que são importados diretamente pelo paciente via receita e mediante autorização da Anvisa. No entanto, diante de tantas novas possibilidades de posologia, esse detalhe brevemente será sanado. Desta forma, vale a pena o cirurgião-dentista se conhecer e se aprofundar neste novo cenário que evolui diariamente.