Executivos estão provocando a chamada “dança das cadeiras” na Odontologia. Confira as mudanças mais importantes no segmento.
por Haroldo Vieira
O mercado odontológico é composto por mais de duas mil empresas fabricantes, importadoras e distribuidores de materiais, equipamentos, sistemas analógicos e digitais, suporte técnico e prestadores de serviços, como os laboratórios de prótese – sem contar os centros de diagnóstico por imagem, que somam outras dez mil empresas. Algumas dessas companhias começaram o ano fazendo ajustes e contratando executivos qualificados, principalmente nas áreas de marketing e vendas, por entender que teremos um biênio mais competitivo.
A competição se dará pelo aumento da concorrência, economia mundial com altos e baixos, consumidores arredios sobretudo nos segmentos de reabilitação oral com implantes e alinhadores ortodônticos – e uma quantidade maior de players entrando na Harmonização Orofacial.
Executivos de dentro e fora do mercado de Odontologia estão provocando a chamada “dança das cadeiras”, um movimento interessante que energiza o ambiente executivo, gera novas ideias e lança novos produtos. Com isso, o consumidor ganha novas tecnologias e procedimentos mais controlados, além de ações promocionais interessantes que geram economia. Veja alguns executivos que estão mudando de bandeira.
A cirurgiã-dentista Patrícia Bella Costa, depois de 15 anos à frente da Divisão de Oral Care da Colgate brasileira, mudou-se de mala e cuia para a Faculdade São Leopoldo Mandic, assumindo a direção da unidade em São Paulo. Ela tem como plano triplicar o volume de alunos dos cursos de pós-graduação e iniciar novos negócios.
Outra empresa que trocou de comando é a Geistlich Pharma do Brasil, multinacional da área de biomateriais com sede na Suíça. Poul Sorensen, engenheiro e CEO da filial brasileira, está deixando o cargo para empreender em outro nicho da Odontologia. Poul começou a Geistlich do zero no Brasil e a dirigiu por mais de 12 anos em velocidade segura, oferendo produtos com eficácia comprovada, competitivos e disponíveis. Boa jornada em outras demandas, Poul.
Para a cadeira do Poul Sorensen está confirmado Rodrigo Didário, que deixa a direção da 3Shape. Ele assume a Geistlich Pharma do Brasil com muita energia, entendendo esse novo tempo mundial que a empresa está implantando. Rodrigo Didário é administrador de empresas com vasta experiência em gestão e durante 11 anos foi country manager da MedTech. É um executivo com alta abordagem analítica e bom senso de oportunidades.
Ainda falando da Geistlich Pharma do Brasil, a gerente de marketing e eventos Debora Furlani – que merece estar no Guinness Book pelo volume brutal de vídeos de treinamento, lives e webnaires que produziu e dirigiu durante a pandemia – continuará firme e forte na gestão do Rodrigo Didário.
Destaco agora o trabalho de uma guerreira: Fernanda Jabur, cirurgiã-dentista com mais de 20 anos de gestão em marketing e vendas. A Fê, como muitos a chamam, dirigiu a área de implantes da Dentsply do Brasil, foi gestora do BOC São Paulo, comandou a área digital da Dental Cremer e finalmente montou a sua própria empresa, a Be-in Digital Solutions. É um planning center de escaneamento intraoral para tratamentos implantodônticos e com alinhadores ortodônticos. Além desse serviço in house, a empresa ainda assessora dentistas para entrarem no mundo digital, visando obter produtividade e através de novas tecnologias.