Voltando a receber 100% do público após a pandemia, o IDS 2023 contou com cerca de 120 mil visitantes e mostrou as principais tendências da Odontologia Digital.
O mundo da Odontologia voltou a se encontrar no IDS 2023 – International Dental Show, realizado entre os dias 14 e 18 de março, na cidade de Colônia, na Alemanha. A maior feira da indústria odontológica mundial completou 100 anos de história em grande estilo. Ao todo, cerca de 120 mil visitantes de 162 países tiveram a oportunidade de conferir a gama de produtos odontológicos e de tecnologia apresentados pelas 1.788 empresas expositoras de 60 países, conforme divulgado pela organização do evento.
Presença já tradicional na feira, a indústria brasileira contou com a participação de 21 empresas, entre elas: FGM, Neodent, Ivoclar, Implacil De Bortoli, Exocad, Critéria e TitaniumFix, que apresentaram ao mundo seus produtos e soluções. O pavilhão brasileiro foi organizado pelo Brazilian Health Devices, projeto setorial da Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos (Abimo), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
Nesta 40ª edição da feira, a primeira com 100% do público após o período de restrições impostas pela pandemia de Covid-19, um dos pontos altos foi a tecnologia. De acordo com Guilherme Saavedra, mestre e doutor em Odontologia Restauradora, o IDS 2023 trouxe novidades relevantes para a atuação de cirurgiões-dentistas e técnicos em prótese dentária de todo o mundo.
“Eu pude observar que as empresas estão muito focadas no desenvolvimento de softwares baseados em machine learning. Ou seja, a inteligência artificial é o foco. Não é mais o futuro, é o presente. É encantador ver como a tecnologia e os materiais evoluem em favor dos nossos pacientes e também das nossas ações profissionais”, ressalta Saavedra, que participou ativamente da feira nos estandes da exocad e da Ivoclar.
Entre as inovações apontadas por Saavedra no IDS 2023, estão a cirurgia robótica navegada, equipamentos de escaneamento facial, aulas e imersões no conceito do metaverso, óculos 3D, softwares de captação de movimentos mandibulares e impressão de articulares, escâneres intraorais, desenvolvimento de materiais cerâmicos e as variações da impressão 3D em dissilicato de lítio, resultando em biomateriais, implantes e até peças para a reconstrução facial.
Outro brasileiro presente no evento foi Oswaldo Scopin, que esteve em outras edições e considerou o IDS 2023 particularmente interessante, com o mercado efervescente e ávido por novidades. “Notei uma preocupação imensa das empresas em integrar softwares de diferentes marcas. Novas fresadoras, muito mais rápidas, chamaram a atenção, assim como a evolução dos processos em relação à sinterização rápida de zircônia. As diferentes marcas de zircônia fazem dela hoje um material eclético e estético”, explica o mestre e doutor em Prótese Dentária.
As empresas brasileiras que estiveram no IDS 2023 aproveitaram a oportunidade de mostrar seu portfólio de soluções para especialistas de 162 países. Segundo Herbert Mendes, diretor comercial da Ivoclar do Brasil, a participação da empresa no IDS é fundamental por tratar-se de uma grande oportunidade de mostrar seus avanços para milhares de profissionais de todas as regiões do planeta.
A FGM levou mais de 400 produtos ao evento. “Este ano, nota-se que a tecnologia é o foco do IDS, tanto em sistemas e soluções quanto em disponibilização de produtos. E a FGM está bastante robusta com as linhas nos segmentos de Dentística e Implantes/Biomateriais”, conta Bianca Mittelstädt, CEO da FGM, primeira empresa patrocinadora do INDEX23, evento brasileiro que irá muito além da tecnologia.
A Neodent participou da feira junto ao Grupo Straumann e destacou o implante cerâmico Zi. “A apresentação do produto no IDS foi significativa, principalmente pelo desenvolvimento ter envolvido uma equipe de profissionais do Brasil, Suíça e Alemanha, país sede do evento”, analisa o CEO da Neodent e EVP do Grupo Straumann na América Latina, Matthias Schupp.
Flávio Rosa de Oliveira, fundador e CEO da EFF, e o consultor científico da empresa, Welson Pimentel, divulgaram seus produtos juntamente com seus distribuidores para o mercado europeu, focando em componentes protéticos, linha de produtos líder no Brasil. “Essa visita ao IDS é fundamental para estarmos em contato com a essência do desenvolvimento mundial, sobretudo com as novas tecnologias digitais que estão encurtando a relação clínico-laboratorial”, pontua Flávio Rosa de Oliveira.
Já a Criteria, que fez a sua estreia no evento, considerou a participação altamente positiva, em especial pela oportunidade de impactar novos mercados. “O primeiro IDS da Criteria foi memorável. Depois de muito trabalho duro, organização e networking, voltamos ao Brasil com o coração tranquilo e com a certeza que iniciamos nossa marca em um novo mercado”, ressaltaram Felipe Braga e André Braga, diretores da empresa.