You are currently viewing GRAM 2022 supera expectativas na volta dos eventos presenciais

GRAM 2022 supera expectativas na volta dos eventos presenciais

Com auditório cheio e um aumento de 50% no número de participantes, o GRAM 2022 se consolida como referência no debate das principais técnicas de reabilitação de pacientes edêntulos.

O GRAM 2022 foi um sucesso. A segunda edição do Congresso Internacional de Reabilitação de Maxilares Atróficos aconteceu nos dias 19 e 20 de maio no Espaço Apas, em São Paulo, e reuniu grandes nomes da Reabilitação Oral para debater técnicas, abordagens e tratamentos de pacientes edêntulos.

Com auditório cheio e um aumento de mais de 50% no número de participantes em relação à primeira edição, realizada em 2019, esse congresso se consolida como referência na discussão das principais técnicas de reabilitação de edêntulos. O encontro contou com a presença de mais de 400 cirurgiões-dentistas vindos de dois países, 25 estados brasileiros e 175 cidades.

O GRAM 2022 foi o primeiro evento presencial realizado pela VMCom após o início da pandemia de Covid-19. Maurício Motta, presidente desta edição, comemorou o resultado. “O GRAM cresceu e foi notório o impacto causado nas pessoas, incluindo a nossa comissão organizadora e científica. O clima de confraternização pelo retorno presencial foi intenso, unindo a competência da organização e a alegria pelo reencontro físico. Essa mistura foi mágica e encantou a todos”, explica Motta.

Com um programa científico atual, composto por temas relevantes e apresentados por mestres com reconhecida competência, o público mergulhou em soluções para o tratamento de maxilares edêntulos. No primeiro módulo, que discutiu a técnica all-on-four, participaram Ana Ferro (Portugal) e Thiago de Mayo, com moderação de Abílio Coppedê, além da transmissão de uma cirurgia ao vivo.

No segundo módulo, Paulo Saad, Marcelo Zamperlini, Rosenvaldo Moreira e Eduardo Dias, sob moderação de André Sakima, discutiram alternativas de ancoragem óssea para evitar os enxertos ósseos. Na sequência, otimizando a reabilitação protética do edentulismo total, o terceiro módulo teve a participação de Marcos Naconecy, Maurício Motta, Abílio Coppedê e Dario Adolfi, com moderação de Daniel Morita. Por fim, Fábio Bezerra, Diego Zimmermann, Mário Kawagoe e Fernando Lopes aprofundaram a tecnologia aplicada às reabilitações totais, com Gustavo Petrilli como moderador.

O GRAM foi novamente um divisor de águas na reabilitação de maxilares atróficos sem enxertos ósseos. A primeira edição já havia sido um marco de referência, lançando técnicas e novas abordagens. “Essa segunda edição manteve o caráter inovador, principalmente com relação às técnicas digitais de planejamento, de cirurgia e de próteses. Também tivemos o lançamento do volume 2 do livro do GRAM com muitas novidades, considerado uma obra-prima inédita e de cabeceira para quem atua e gosta dessa área da reabilitação”, destaca Abílio Coppedê, coordenador científico desta edição.

Para Haroldo Vieira, diretor da VMCom, o GRAM 2022 reinaugura um novo momento com a volta dos eventos presenciais. “Foram dois longos anos sem congressos como esse, que enriquecem a Implantodontia brasileira. Reunimos aqui um programa científico atual, composto por temas relevantes e apresentados por mestres de reconhecida competência, aliados a um público ávido por atualização profissional. O resultado foi mais um bom evento”, resume Vieira.

Durante os dois dias, o clima cordial, de muita amizade e vibração positiva tomou conta de ministradores, congressistas e empresas expositoras. “A qualidade das palestras diferencia o GRAM. Isso só nos fortalece para fazer um GRAM 2024 ainda mais especial”, finaliza Coppedê.

HOMENAGEM AOS GRANDES EXPOENTES DA ESPECIALIDADE

Outra novidade desta edição do congresso foi a criação do “Prêmio GRAM de Honra ao Mérito”, que busca reconhecer a contribuição de grandes profissionais para o desenvolvimento da Implantodontia no Brasil. Nesta primeira edição, a homenagem foi feita para os professores Ariel Lenharo, Antônio Vicente de Souza Pinto, Mario Groisman e Sérgio Jayme.


EXPOGRAM

O encontro ainda teve o suporte de uma exposição promocional paralela, a ExpoGRAM, que contou com o patrocínio ouro da Dérig Implantes do Brasil, N&W Dental Care, Zantex e Nobel Biocare, além da presença de empresas expositoras como Dentofl ex, DSP Biomedical, FGM Dental Group, Neodent/ Straumann, Santos Publicações e Welfare. Na ocasião, as empresas apresentaram novos materiais, tecnologias e soluções para o dia a dia clínico dos cirurgiões-dentistas.

GRAM 2022 EM NÚMEROS

– Mais de 400 participantes

– Público 50% maior que na edição anterior

– 10 empresas expositoras

– 2 dias de congresso

– 4 módulos temáticos

– 19 ministradores