You are currently viewing Harmonização Orofacial perde Levy Nunes, um grande incentivador

Harmonização Orofacial perde Levy Nunes, um grande incentivador

Levy Nunes foi um dos principais articuladores do reconhecimento da Harmonização Orofacial como especialidade odontológica.

Um dos precursores da Harmonização Orofacial como especialidade da Odontologia no Brasil, o professor e cirurgião-dentista Elifas Levy Nunes faleceu no dia 29 de maio, na cidade de Piracicaba, no interior paulista.

Especialista em Cirurgia Bucomaxilofacial pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP/Unicamp), Levy Nunes tinha 61 anos e se tornou referência na especialidade, lecionando em diversas instituições de ensino e universidades do Brasil e do exterior. Também coordenou diversas pesquisas na área de biomateriais e células-tronco.

Já consolidado como grande nome da Odontologia nacional, Levy Nunes se especializou nas práticas da Harmonização Orofacial, destacando-se como um dos principais articuladores do reconhecimento da HOF como especialidade odontológica. Depois, como professor, participou da formação de centenas de cirurgiões-dentistas. Além disso, foi defensor do uso da toxina botulínica na Odontologia.

Levy Nunes esteve no FACE Congress 2019, evento realizado pela VMCom com o intuito de divulgar as práticas da Harmonização Orofacial. Um dos ministradores de destaque na grade científica, o professor debateu a bichectomia estética funcional, demonstrando a técnica cirúrgica de forma segura, com diminuição de riscos e complicações nas cirurgias. Levy já estava confirmado na segunda edição do evento, que acontecerá de 4 a 6 de agosto no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo.

Amigos, colegas e alunos de Levy Nunes lamentaram o falecimento nas redes sociais. Maristela Lobo, presidente do FACE Congress 2022, destacou a trajetória do colega: “Levy nos deixa muito novo, mas foi capaz de deixar um legado importante”, observa. Márcia Viotti também reconheceu a contribuição de Levy para a especialidade. “Uma perda irreparável para a Odontologia e para a Harmonização Orofacial”, pondera. Já Zulene Ferreira agradeceu pela participação de Levy em sua formação profissional. “Gratidão por ter iniciado na Harmonização Orofacial com ele”, comentou.