You are currently viewing José Flávio Torezan: a Cirurgia Bucomaxilofacial perde um mestre
José Flávio Torezan, em sua apresentação no IN 2015.

José Flávio Torezan: a Cirurgia Bucomaxilofacial perde um mestre

José Flávio Torezan se tornou referência na Odontologia brasileira por sua atuação em cirurgia bucomaxilofacial.

A Odontologia brasileira perdeu um grande expoente. José Flávio Torezan faleceu em dezembro, aos 52 anos, vítima de complicações da Covid-19. Referência por sua atuação em Cirurgia Bucomaxilofacial, o professor residia em Boston, nos Estados Unidos, e deixou a esposa e um filho.

Graduado em Odontologia pela FOP-Unicamp em 1991, Torezan fez residência em Odontologia Hospitalar no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Na sequência, tornou-se especialista, mestre e doutor em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pela FOP-Unicamp – especialidade que abraçou com carinho e dedicação, e na qual construiu sólida carreira.

Com mais de três décadas de experiência na Odontologia, José Flávio Torezan ganhou destaque por sua atuação, especialmente, em tratamentos que envolviam cirurgia ortognática, cirurgia das ATMs, cirurgias reconstrutivas maxilofaciais e tumores de boca. Seu conhecimento foi compartilhado inúmeras vezes nos eventos promovidos pela VMCom, como as edições de 2011, 2013 e 2015 do IN – Latin American Osseointegration Congress, e de 2010 e 2012 do Abross.

O professor era membro titular do Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, e da International Association of Oral and Maxillofacial Surgeons. Ele foi presidente do 13º Congresso Paulista de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial. Além disso, atuou nos Hospitais Albert Einstein, Sírio Libanês, Oswaldo Cruz, Santa Catarina, São Luiz e Hospital do Coração, todos em São Paulo, além de seu consultório particular.

Bastante ligado à fé e admirado por amigos e alunos, José Flávio Torezan recebeu inúmeras homenagens nas redes sociais. “Um grande amigo, que me apoiou na minha caminhada com suas palavras e seus conselhos, mesmo à distância, sempre expressando suas verdades. Descanse em paz”, publicou o cirurgião-dentista Renato Magalhães. “Amigo querido, quanta falta sua positividade fará pra mim. Me deu tantos conselhos, falamos de nossas lutas na Odonto, trocávamos informações importantes para nossas conquistas profissionais”, comentou a cirurgiã-dentista Janaina Zanaga.