Uma seleção dos artigos científicos mais relevantes publicados recentemente nos periódicos internacionais.
Camarda AJ, Durand R, Benkarim M, Rompré PH, Guertin G, Ciaburro H. Prospective randomised clinical trial evaluating the effects of two different implant collar designs on peri-implant healing and functional Osseointegration after 25 Years. Clin Oral Implants Res 2020 Dec 14 (DOI: 10.1111/clr.13699).
Por que é interessante: o estudo avalia o efeito do colar do implante nos resultados longitudinais.
Desenho experimental: o total de 110 implantes foram avaliados no período de 25 anos. Eles foram organizados em três grupos, sendo o primeiro com implantes de conexão interna, com microtextura e colar usinado (3,6 mm); o segundo com implante de conexão externa, com microtextura e colar usinado (1,2 mm) e o terceiro com implantes de conexão externa sem microtextura, mas com colar usinado (1,2 mm). Todos os implantes foram colocados entre os forâmens mentuais e receberam prótese total fixa parafusada. Os índices de sondagem, placa e sangramento também foram avaliados.
Os achados: os implantes com colar mais longo (3,6 mm) tiveram mais perda óssea do que os implantes com colar mais curto (1,2 mm, com e sem microtextura). A altura de tecido queratinizado foi maior nos implantes com conexão interna. Não houve diferença entre os índices periodontais nos três grupos avaliados.
Conclusão: o desenho de uma conexão interna e a microtexturização superficial não resultaram em maior preservação óssea.