Uma seleção dos artigos científicos mais relevantes publicados recentemente nos periódicos internacionais.
Li J, Hua F, Xu P, Huang C, Yang H. Effects of desensitizers on adhesivedentin bond strength: a systematic review and meta-analysis. J Adhes Dent 2021;23(1):7-19.
Por que é interessante? a ação dos dessensibilizantes sobre a cimentação adesiva ainda gera dúvidas nos profissionais. O artigo revisou os estudos in vitro que avaliaram a força de união adesivo-dentina com ou sem aplicação de dessensibilizantes.
Desenho experimental: foram avaliados artigos no PubMed, Embase, Web of Science e Cochrane Library, sem data de publicação ou limites de idioma, de acordo com os critérios Prisma. Dois revisores selecionaram os estudos, extraíram os dados e avaliaram o risco de viés de forma independente. O critério de inclusão foi a avaliação do efeito da resistência adesiva imediata ou envelhecida após a aplicação do dessensibilizante na etapa de cimentação.
Os achados: 1.636 artigos foram encontrados usando a estratégia de busca acima. Foram selecionados 59 artigos para análise de texto completo e 32 foram sistematicamente revisados, com 18 considerados na metanálise. Os resultados mostraram uma diferença significativa entre vários tipos de dessensibilizantes dentinários. A comparação de subgrupos mostrou alta heterogeneidade entre os diferentes tipos de dessensibilizantes. O uso de fosfopeptídeo de caseína-fosfato de cálcio amorfo (CPP-ACP) e arginina-CaCO3 não mostrou um efeito negativo na força de ligação imediata, enquanto outros dessensibilizantes mostraram alguma influência.
Conclusão: diferentes dessensibilizantes têm diferentes efeitos sobre a resistência à microtração. Os dessensibilizantes podem ser selecionados especialmente para aliviar a sensibilidade do dente após a sua preparação, mas também com base na força de união adesiva.
João Paulo Mendes Tribst
Pós-graduação em Odontologia – Universidade de Taubaté.