A franquia pode ser uma resposta para um negócio lucrativo. Saiba quando optar pela franquia ou pelo consultório odontológico próprio.
Sim, é possível ter um consultório odontológico altamente rentável sem depender de um sistema de rede. Porém, com a dificuldade de alguns profissionais da Odontologia em conciliar seu perfil técnico com as demandas administrativas, entrar para uma franquia pode ser a resposta para ter um negócio lucrativo.
O cirurgião-dentista foi acostumado a acreditar que bastava ser um bom profissional para ter o consultório odontológico cheio e uma vida financeira confortável. Há algumas décadas, isso realmente acontecia, embora hoje exista uma consciência mais clara de que oferecer um bom tratamento não é diferencial. É obrigação.
Com o aumento da competitividade entre os profissionais, houve uma corrida aos cursos de especialização e compra de equipamentos. Embora tais medidas sejam, evidentemente, importantes para a carreira de um profissional, não existe uma correlação direta entre esses esforços e a satisfação daquele desejo por “um consultório cheio e uma vida financeira confortável”.
A questão-chave está na profissionalização da gestão do consultório ou clínica, que deve ser conduzida sob a perspectiva de um negócio como outro qualquer. Evidentemente, é preciso respeitar o Código de Ética Odontológico, principalmente no que diz respeito às restrições às diferentes formas de propaganda, mas o administrador não pode negligenciar a necessidade de divulgação para atrair pacientes.
Assim, a solução para a questão financeira pode ser encontrada em um consultório bem administrado, seja ele próprio ou não. No entanto, mediante a dificuldade de alguns profissionais da Odontologia em conciliar seu perfil técnico com as decisões necessárias para tocar um negócio, a escolha de uma boa franquia pode ser o caminho mais indicado para o sucesso.
O peso das decisões
Em um negócio próprio, o empreendedor tem liberdade e a responsabilidade integral pela decisão sobre o que, onde, por quanto, para quem e como vender. No caso de uma clínica odontológica, a venda deve ser entendida como o atendimento que será prestado ao paciente (cliente). Ou seja, a proposta da clínica é fazer de tudo? Reabilitação com implantes? Só prótese? Só Ortodontia? Terá Harmonização Orofacial? Vai contratar uma equipe ou dividir o espaço com cirurgiões-dentistas parceiros?
Caberá ao cirurgião-dentista empreendedor estabelecer exatamente como a clínica vai funcionar, desde o foco de atuação até o apelo para atrair os pacientes. É preciso criar uma marca, pensar nas ações de divulgação, estabelecer uma estratégia permanente para atrair novos pacientes todos os meses etc.
É preciso definir um perfil de paciente que se deseja atender e estudar as maneiras de melhor se comunicar com ele. Escolher o ponto, cuidar do layout do espaço e de seus aspectos visuais. É necessário contar com uma estrutura mínima de gestão financeira, com software apropriado, e estar permanentemente vigilante para cumprir a legislação fiscal. O seu sucesso será o resultado de sua capacidade de acertar em cada uma dessas decisões (e muitas outras, na verdade), aliado à sua competência para gerenciar sua equipe.
Muitas atividades ficaram de fora deste sobrevoo, mas já é possível perceber que a gestão do consultório odontológico não pode ser encarada de forma despretensiosa. Por isso, optar por uma franquia pode ser um atalho interessante para obter essa profissionalização, embora seja importante compreender que essa opção tem vantagens e desvantagens.
Perfil
Em tese, um investidor de fora da Odontologia também poderia montar uma clínica dentro de uma rede, mas essa é uma exceção. “É mais fácil ensinar gestão para um cirurgião-dentista do que Odontologia para um administrador”, compara Felipe Sapata, Diretor Oral Sin Franchising. “Sabemos que as faculdades não ensinam gestão, portanto é natural que o cirurgião-dentista tenha dificuldade em um ou outro aspecto. Mas se a pessoa tem disposição, ela vai acompanhando nossas orientações, conversando, se desenvolvendo e corrigindo os erros naturalmente”. Diante desse desafio, é possível apontar o perfil do franqueado perfeito? “Já tentamos traçar um perfil que nos ajudasse a entender quem é esse cirurgião-dentista que estaria mais apto a integrar uma rede de franquias, mas acabamos nos deparando com um grupo de pessoas tão diversas que ficou claro que esse perfil do franqueado típico não existe”, revela Sapata. “Nossa conclusão é que não existe um franqueado ideal, e sim uma postura ideal para ser franqueado”.
Franquias versus consultório odontológico próprio: vantagens e desvantagens
Marca reconhecida
O investimento de dinheiro para se trabalhar com uma marca que já é reconhecida pelo mercado faz muita diferença. Mesmo as marcas mais jovens, portanto menos conhecidas, têm a vantagem de terem sido desenvolvidas por profissionais de comunicação, por meio de estudos detalhados.
Despersonalização
Alguns cirurgiões-dentistas consideram uma desvantagem, ao ingressar em uma rede, a necessidade de abrir mão do nome original de seu consultório (geralmente “Fulano Odontologia” ou “Clínica Fulano”). No entanto, é possível que isso seja mais um efeito psicológico do profissional que sente que está perdendo o prestígio do que uma desvantagem para o negócio em si.
Marketing e propaganda
As redes têm como principal característica uma postura ativa de divulgação, contando com uma estrutura própria ou terceirizada de marketing. Além disso, também dispõem de um fundo usado para captar a verba de publicidade a partir da contribuição de todas as unidades.
Demanda estudada
Franqueadores experientes possuem planos de expansão bem traçados. Isso significa que o potencial de pacientes da região onde sua clínica será montada já foi estudado, bem como as informações sobre eventuais concorrentes, aumentando suas chances de sucesso.
Modelo de negócio testado
Uma das grandes vantagens de uma rede é que as experiências acumuladas por cada unidade podem ser usufruídas por todos. Assim, ao ingressar na rede, o franqueado herda um modelo de negócio que já foi fartamente testado.
Compras em grupo
À medida que a rede cresce, o franqueador aumenta seu poder de negociação junto aos fornecedores para obter preços melhores, seja em suprimentos, produtos ou serviços que a rede precise consumir. Isso significa que os preços praticados na ponta podem ser mais competitivos, oferecendo vantagem diante dos concorrentes, ou que o franqueado poderá praticar margens de lucro maiores.
Gestão aprimorada
Especialmente para os cirurgiões-dentistas que desconhecem os fundamentos e ferramentas de gestão, ingressar em um sistema de franquias pode ajudar a garantir que o negócio não sofrerá com imprevistos, crises ou falhas graves na administração. Os franqueadores gostam de acompanhar de perto os resultados e oferecer treinamentos a seus parceiros, além de dar suporte com consultorias e oferecer um manual de procedimentos próprio.
Captação de pacientes
Faturamento constante significa um fluxo de clientes também constante. Por isso, um dos processos aos quais as redes de franquias mais se dedicam é a captação de pacientes/ clientes. Curiosamente, muitos cirurgiões-dentistas ainda relutam em usar tais recursos. No entanto, a hesitação tem um preço amargo: enquanto alguns pensam se investem ou não na divulgação de sua clínica, outros já estão usando ferramentas bastante avançadas de automação de marketing digital.
Treinamento e capacitação
Todo gestor de empresa deveria investir permanentemente na qualificação de sua equipe, pois as empresas conseguem um ótimo retorno financeiro a partir dessa iniciativa. No entanto, esse ponto acaba sendo negligenciado na correria do dia a dia de muitas clínicas de pequeno e também de grande porte. As franquias costumam estar mais atentas a esses detalhes, oferecendo treinamentos presenciais e on-line.
Taxas
Além do investimento inicial, o franqueado mensalmente lança mão de alguns montantes para manter seu negócio rodando. Trata-se da diferença essencial entre ter uma clínica própria e pertencer a uma rede. A pergunta é: vale a pena economizar esse valor e abrir mão dos benefícios da franquia?
Autonomia
Alguns franqueados podem se sentir desmotivados por perder a autonomia em algumas decisões que são impostas pela rede, tais como padronização, tom da comunicação, escolha de fornecedores etc.
Algumas franquias de clínicas odontológicas presentes no Brasil
Be Happy Odontologia
Clivio Odontologia
CoifeOdonto
CTO – Ortodontia e
Ortopedia Facial
Davant Odontologia e
Implantes
Dental Arte
Goiás Odonto
Gou Odonto
HUB Odonto
IRO
JP Odonto
MedicMais
Odonto Special
Odonto-vida
OdontoCenter
Odontoclínic
Odontocompany
Odontotop
Oral Sin Implantes
Oral Unic Implants
OralJet
Orthodontic
Orthopride
Ortoestética
OrtoPlan – Especialidades
Odontológicas
PopDents
QSorriso Clínicas
Odontológicas
RedeOrto
Sorridents clínicas
odontológicas
Sorrifácil Clínica Dentária
Sorriso fácil
Sorrix
SP Implantes
Tratamentos
odontológicos
Odontoserra
OralSystem
Sharing Ortodontia
Especializada
SPA Odontológico