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Boas práticas nas franquias: uma via de mão dupla

Compartilhamos as boas práticas nas franquias, propostas pelo Sebrae, e que ajudam a entender melhor os direitos e deveres de ambas as partes.

Trabalhar em rede significa trabalhar em grupo. Por isso, a chave para o sucesso de uma franquia está na atuação bem coordenada de seus participantes. Isso significa a adoção de boas práticas de gestão, em que tanto franqueadores quanto franqueados contribuem para minimizar os riscos e compartilhar os benefícios do negócio.

Para entender melhor esses papéis, compartilhamos a seguir as boas práticas propostas pelo Sebrae para as franquias.


O que se espera dos franqueadores:

• Que ofereçam produtos e serviços de qualidade e com diferenciais que permitam manter a competitividade da franquia no mercado;

• Que tenham o registro da marca e um projeto de identidade visual que resguarde os direitos de exclusividade de uso pelos franqueados;

• Que tenham foco no relacionamento com a rede, buscando sempre a minimização dos conflitos;

• Que tenham regras claras e bem estabelecidas, seguindo o que determina a Lei de Franquia Empresarial;

• Que ofereçam constantemente treinamentos e consultoria de campo, investindo na modernização da rede e capacitação de seus franqueados;

• Que façam um adequado uso do fundo de propaganda, mantendo uma contabilidade transparente dos recursos nele aplicados e investindo em um plano de marketing que amplie os resultados dos franqueados.

O que se espera dos franqueados:

• Que sigam os padrões determinados pela franquia, reconhecendo a importância de sua manutenção para o fortalecimento da rede e satisfação dos clientes;

• Que participem ativamente do treinamento, juntamente com sua equipe;

• Que se empenhem na conquista e manutenção de clientes;

• Que monitorem a concorrência na região onde atuam, municiando a franquia com informações que auxiliem na elaboração do planejamento estratégico da rede;

• Que tenham uma boa gestão financeira, planejando e estabelecendo metas a serem atingidas, controlando os custos e a produtividade dos funcionários;

• Que zelem pelo bom relacionamento com o seu franqueador e os demais franqueados.