Comparação da proliferação e diferenciação de osteoblastos humanos colhidos usando dois diferentes protocolos de osteotomia

Comparação da proliferação e diferenciação de osteoblastos humanos colhidos usando dois diferentes protocolos de osteotomia

Compartilhar

Uma seleção dos artigos científicos mais relevantes publicados recentemente nos periódicos internacionais.

Tabassum A et al. Comparison of proliferation and differentiation of human osteoblast-like cells harvested during implant osteotomy preparation using two different drilling protocols. Int J Oral Maxillofac Implants 2020;35:141-9.

Por que é interessante: avalia se a osteotomia em baixa velocidade pode fornecer mais osteoblastos viáveis e a osteogênese final.

Desenho experimental: 20 pacientes. Dois protocolos de osteotomia: 1) convencional sob irrigação salina; e 2) < 200 rpm sem irrigação salina. Desenvolvimento das células (meio normal e meio osteogênico) e verificação da sua viabilidade, produção de fosfatase alcalina e do conteúdo de cálcio (mineralização).

Os achados: o conteúdo total de DNA foi maior no protocolo 2 após quatro, sete e 20 dias de teste. O mesmo ocorreu para o conteúdo de cálcio.

Conclusão: a eficiência osteogênica de partículas autógenas melhora com o protocolo de baixa velocidade de preparação.

Veja o artigo original aqui.