Uma seleção dos artigos científicos mais relevantes publicados recentemente nos periódicos internacionais.
Sanz-Martín I, Cha JK, Yoon SW, Sanz-Sánchez I, Jung UW. Long-term assessment of periodontal disease progression after surgical or non-surgical treatment: a systematic review. J Periodontal Implant Sci 2019;49(2):60-75.
Por que é interessante? Os autores avaliaram as evidências sobre a progressão da doença periodontal em pacientes que receberam terapia periodontal de suporte (TPS) e identificaram preditores de perda do nível de inserção clínica (NIC).
Desenho experimental: um protocolo foi desenvolvido para responder a seguinte questão: em pacientes adultos tratados para periodontite, qual a progressão da doença em termos de perda de NIC após tratamento cirúrgico ou não cirúrgico? Foram selecionados ensaios clínicos randomizados controlados, de coorte prospectivos, longitudinais e observacionais em humanos com um mínimo de cinco anos de acompanhamento, após cirurgia ou tratamento não cirúrgico, que relatavam NIC e mudanças de profundidade de sondagem.
Os achados: foram incluídas 17 publicações relatando dados de 14 investigações, contendo dados de 964 pacientes com acompanhamento de cinco a 15 anos. Dez estudos relataram uma perda média de NIC de ≤ 0,5 mm; três estudos relataram 0,5-1 mm; e quatro estudos relataram > 1 mm. Com base em sete publicações, a porcentagem de sítios que apresentaram uma perda de NIC de ≥ 2 mm variou de 3% a 20%, e uma alta porcentagem de sítios com perda de NIC foi associada à má higiene oral, tabagismo e não aderência à TPS.
Conclusão: após a terapia periodontal, os resultados permaneceram estáveis ao longo do tempo. A progressão da doença ocorreu em um número reduzido de sítios e pacientes, e manifestou-se principalmente associada à má higiene oral, não adesão à TPS e tabagismo.
Rafaela Videira
Doutoranda em Clínica Odontológica/Periodontia – FOP/Unicamp.