Uma seleção dos artigos científicos mais relevantes publicados recentemente nos periódicos internacionais.
Philip J, Laine ML, Wismeijer D. Adjunctive effect of mouthrinse on treatment of peri-implant mucositis using mechanical debridement: a randomized clinical trial. J Clin Periodontol 2020;47(7):883-91.
Por que é interessante: o estudo avalia o efeito do cloridrato de delmopinol (DEL) em comparação com o digluconato de clorexidina (CHX) e um placebo (PLA), como tratamento adjuvante ao debridamento mecânico não cirúrgico em pacientes com mucosite peri-implantar.
Desenho experimental: 89 pacientes com pelo menos um implante diagnosticado com mucosite peri-implantar foram aleatoriamente randomizados a um dos três grupos de estudo (DEL, CHX e PLA). O debridamento mecânico não cirúrgico foi realizado no baseline. O enxágue bucal foi realizado pelos pacientes duas vezes ao dia, além de suas práticas regulares de higiene bucal. O sangramento à sondagem (% SS) do implante foi considerado a variável primária, sendo que as variáveis secundárias foram índice de sangramento modificado (ISM) e índice de placa modificado (IPM). As avaliações foram realizadas ao baseline, após um e três meses.
Os achados: aos três meses, houve redução estatisticamente significativa na porcentagem de SS e ISM dentro dos grupos de estudo, em comparação com o baseline. No entanto, não houve diferença estatisticamente significativa entre os grupos de estudo em três meses de acompanhamento. Além disso, houve uma diferença estatisticamente significativa do IPM em um mês entre o grupo clorexidina e placebo (p=0,004).
Conclusão: este estudo confirma que o debridamento mecânico combinado com instruções de higiene oral é eficaz no tratamento da mucosite peri-implantar. Os efeitos clínicos entre os grupos foram semelhantes.
Rafaela Videira
Doutoranda em Clínica Odontológica/Periodontia – FOP/Unicamp.