You are currently viewing Viva o ImplantePerio: 20 anos de consolidação da nossa história

Viva o ImplantePerio: 20 anos de consolidação da nossa história

Comemorar 20 anos de qualquer projeto pessoal ou profissional é sempre motivo de alegria. Comemorar 20 anos da consolidação de um projeto educacional independente e coletivo é ainda mais gratificante. Certamente amadurecemos a partir do acúmulo de experiências, e hoje nos sentimos muito confortáveis e seguros para compartilhar, sem arrogância ou vaidades, alguns pontos importantes dessa nossa jornada que será contada em quatro capítulos nessa coluna.

CAPÍTULO 1 – A BUSCA DO CAMINHO

Aproximamo-nos por condições no mínimo improváveis e inusitadas. Em 2004, tínhamos apenas uma ideia e não imaginávamos as proporções que essa história poderia tomar. Na época, éramos três jovens periodontistas inquietos com nossos rumos profissionais. Víamos a Periodontia clássica, voltada aos importantíssimos objetivos de tratamento da doença e manutenção da saúde, de certa forma estagnada. Pouco se discutia sobre manipulação e reconstrução tecidual. Havia uma parcela pequena de profissionais competentes e apaixonados atuando com essa nobre especialidade, mas também uma gama enorme de profissionais avessos à área, entendendo-a como enfadonha, maçante e exaustiva.

Ao mesmo tempo, outras especialidades, como Prótese Dentária, Dentística e Implantodontia, avançavam a passos largos em relação ao desenvolvimento de novas técnicas e materiais na busca por melhores resultados. No entanto, percebíamos com obviedade que resultados restauradores frustrantes eram decorrentes da falta de comunicação entre as áreas, especialmente a Periodontia, que até então não recebia a merecida atenção. Afinal, “atire a primeira pedra” quem nunca se frustrou com seus resultados restauradores em função de limitações periodontais. E sempre erramos de pouquinho.

Diante desse cenário, entendemos que poderíamos revitalizar a Periodontia, apresentando uma nova roupagem, aproximando-a das demais áreas, sem desconectá-la da sua essência biológica. O trabalho foi árduo, quase insano. Tudo começou lá na APCD de Piracicaba/SP, ainda em 2004, com a herdada especialização de Periodontia. No ano seguinte, iniciamos a especialização em Implantodontia na mesma instituição. Foi uma fase intensa de produção de material e reflexões sobre os próximos passos. A inquietude e vigor da juventude nos permitiam muitas vezes avançar as atividades clínicas até altas horas, sempre com alegria e sem reclamações.

Tudo parecia confuso e muitas portas ainda se encontravam fechadas, não tínhamos palco e nem visibilidade. Em 2008, desembarcamos em São Paulo com o sonho do nosso primeiro e inédito curso de manejo tecidual periodontal e peri-implantar. Veio a primeira turma e mais uma frustração, pouco mais de meia dúzia de alunos, dos quais alguns egressos dos nossos cursos anteriores, seduzidos pelo nosso pedido de clemência para viabilizarmos o projeto. Nada importava, estávamos tão motivados que surgiu a ideia de oferecer o conteúdo das aulas no formato de slides impressos como bloco de anotações. Tudo muito simples, mas, para a nossa realidade da época, extravagante e sofisticado. Apostila em mãos e a percepção de que já tínhamos conteúdo suficiente para pensarmos em um livro. E essa foi a virada de chave.

Não tínhamos a menor noção dos caminhos que deveríamos percorrer. Recorremos a amigos generosos que abriram novas portas. Chegamos a apresentar o projeto a alguns editores que se mostraram resistentes e desconfiados. Afinal, Periodontia era chata. Quem poderia conceber um livro com lindas fotos cirúrgicas, sem tanto sangue, com finalizações cerâmicas bem conduzidas? Achamos nosso mecenas, Milton Hech (editor editorial), e o nosso anjo da guarda, Jr. Bianchi (produtor editorial), para seguirmos adiante. Foram seis meses intensos da primeira linha até a finalização, com direito a histórias hilariantes que só os mais íntimos irão entender: “pé da goiabeira”, “voo turbulento de Porto Alegre à Maringá”, “Amandita com Coca-Cola” e pouquíssimas horas de sono. Sobrevivemos!

No dia 14 de agosto de 2009, finalmente lançamos o livro. A expectativa era muito grande. Organizamos um evento próprio com casa cheia e direito à noite de autógrafos, com a presença de carinhosos amigos que sempre nos prestigiaram. Nem vimos o tempo passar e só paramos literalmente com o apagar das luzes madrugada afora. Ego inflado, sensação de dever cumprido, mas ainda incertos em relação à repercussão geral. Algumas semanas depois veio a resposta que esperávamos em relação ao sucesso do livro. Evento grandioso sobre os 20 anos de Osseointegração no Brasil. Finalmente, o nosso livro estava em evidência em todas as prateleiras e nas mãos de muitos colegas, alunos e mestres. Resumo da obra: a primeira edição, com 2.500 exemplares, esgotou-se em menos de três meses, um verdadeiro best seller para uma obra técnica/científica. Pela primeira vez, sala cheia em um congresso desse porte, com colegas sentados no chão e do lado de fora, dispostos a nos ouvir. Saímos do anonimato e começamos a ter reais oportunidades para reverberar no Brasil e mundo afora nossa proposta de trabalho.

Atualmente, muito se fala em Perio-Implantodontia. Existem inúmeros formadores de opinião abordando responsavelmente o tema, e muitos cursos intitulados dessa forma. Nunca nos preocupamos com o reconhecimento da autoria dessa terminologia, mas certamente o capítulo 1 do nosso livro “Reconstrução Tecidual Estética”, de 2009, apresentando esse novo conceito filosófico que já comemora 15 anos, representa uma das páginas mais importantes da história do ImplantePerio. Viva a Perio-Implantodontia, e até o próximo capítulo!