Utilização de piezocirurgia para instalação de implantes extracurtos em casos limítrofes

Utilização de piezocirurgia para instalação de implantes extracurtos em casos limítrofes

Compartilhar

Piezocirurgia: caso clínico mostra a colocação de implantes extracurtos na região anterior, com utilização de um ultrassom cirúrgico.

Paciente procurou o consultório com o desejo de reabilitar os elementos perdidos nas regiões posteriores bilateral e anterior da mandíbula com implantes osseointegrados. O exame tomográfico revelou a proximidade de 7,1 mm de distância do nervo alveolar inferior na região do dente 36 e de 5 mm na região do dente 46, o que deixaria como opções de tratamento a realização de enxertos ósseos, a lateralização do nervo alveolar inferior ou a utilização de implantes extracurtos.

Realizou-se, como escolha da paciente, a colocação de implantes extracurtos associados a um implante Straumann BTL de 3,5 mm x 8 mm na região anterior. Para a colocação dos implantes extracurtos, utilizou-se um ultrassom cirúrgico da marca Acteon (Cube), oferecendo maior segurança em relação à proximidade do nervo alveolar inferior. Na região do dente 41, foram instalados implantes Straumann de 2,9 mm x 12 mm, devido à distância mesiodistal e perfil de emergência dos incisivos centrais inferiores.