Exodontias minimamente invasivas e implantes em rebordos com pouca altura

Exodontias minimamente invasivas e implantes em rebordos com pouca altura

Compartilhar

Tecnologia piezoelétrica: três casos clínicos com exodontias minimamente invasivas demonstram como simplificar procedimentos cirúrgicos.

A seguir, apresentamos três casos clínicos demonstrando como a tecnologia piezoelétrica pode ser usada para simplificar diferentes procedimentos cirúrgicos da Odontologia, evoluindo o conceito de cirurgia minimamente invasiva na Implantodontia. Para isso, utilizamos o ultrassom piezoelétrico Dentsurg PRO, da CVDentus®, e quatro diferentes pontas cirúrgicas que foram desenvolvidas pela empresa em parceria com nossa equipe clínica. Graças à introdução dessas novas pontas, podemos realizar procedimentos de uma forma que antes não era possível.

O primeiro caso (Figuras 1 a 5) mostra a exodontia minimamente invasiva com a ponta SFTV-O, que foi utilizada como um periótomo ultrassônico, rompendo as fibras atrésicas do ligamento periodontal sem danos ao tecido ósseo alveolar. A ponta SFTV2-O foi utilizada em osteotomias delicadas e odontossecção nas áreas envolvendo raízes anquilosadas ou fraturadas. Adicionalmente, o descolamento do retalho foi realizado com a ponta SLTV-O.

A paciente apresentava fenda palatina (tratada em cirurgia anterior com enxerto autógeno) e mordida aberta. A cirurgia ortognática para fechamento da mordida foi descartada em virtude da impossibilidade do tratamento ortodôntico, pois a paciente apresentava um caso raro de anquilose dental envolvendo todos os dentes. O tratamento proposto foi exodontia dos dentes superiores e reabilitação com prótese implantossuportada.

CASO CLÍNICO 1

No segundo caso (Figuras 6 a 9), demonstramos como a ponta SCP promove osteotomias em formato circulares, permitindo a instalação de implantes em rebordos com pouca altura em relação ao assoalho do seio maxilar, evitando cirurgias mais invasivas de enxertia óssea.

CASO CLÍNICO 2

Adicionalmente, no terceiro caso (Figuras 10 e 11) mostramos como este mesmo procedimento pode ser realizado com exodontia e implante imediato.

CASO CLÍNICO 3