Uma revisão das aplicações de tecnologias de fabricação aditivas usadas para fabricar metais em Implantodontia

Uma revisão das aplicações de tecnologias de fabricação aditivas usadas para fabricar metais em Implantodontia

Compartilhar

Uma seleção dos artigos científicos mais relevantes publicados recentemente nos periódicos internacionais.

Revilla-León M, Sadeghpour M, Özcan M. A Review of the applications of additive manufacturing technologies used to fabricate metals in implant dentistry. J Prosthodont 2020 Jun 16.

Por que é interessante: este artigo analisa as principais tecnologias de manufatura aditiva usadas para fabricação de estruturas metálicas na área odontológica, como a fabricação de implantes, estruturas para procedimentos de moldagem e estruturas para próteses dentárias.

Desenho experimental: foram revisados 906 artigos de bases de dados como MEDLINE, Embase, EBSCO e Web of Science, e 123 artigos foram selecionados.

Os achados: a literatura tem demonstrado o potencial das tecnologias de manufatura aditiva para fabricar implantes dentários, análogos e implantes com gradiente funcional de rigidez, malhas personalizadas para procedimentos de enxertia óssea, estruturas para procedimentos de moldagem de implantes e prótese fixas. As estruturas de Co-Cr e Ti para próteses implantossuportadas apresentam uma desadaptação vertical clinicamente aceitável na interface implante-prótese.

Conclusão: as tecnologias de manufatura aditiva para metais têm potencial para várias aplicações na Odontologia, como: estruturas de metal para procedimentos de moldagem de implantes e de próteses dentárias, implantes dentários convencionais e até personalizados. No entanto, existem informações limitadas sobre aplicações dessas tecnologias para a fabricação de infraestruturas de próteses, bem como telas de titânio para procedimentos de aumento ósseo. Além disso, estudos futuros são desejáveis para avaliar a precisão, reprodutibilidade e resultados clínicos ao longo do tempo.

Veja o artigo original aqui.

João Paulo Mendes Tribst
Mestre e doutorando em Odontologia Restauradora, especialidade Prótese Dentária – Unesp/São José dos Campos.