You are currently viewing Selamento alveolar com cicatrizador personalizado após colocação imediata do implante

Selamento alveolar com cicatrizador personalizado após colocação imediata do implante

O uso de cicatrizador personalizado traz algumas vantagens, como o selamento do sítio cirúrgico respeitando o perfil do alvéolo de extração.

A combinação de extração dentária e colocação do implante no mesmo procedimento é uma alternativa de tratamento interessante pelos benefícios clínicos que proporciona, principalmente com a redução do número de cirurgias e do tempo global de tratamento. Dentre as desvantagens, podem ser destacadas a dificuldade no posicionamento ideal, a falta de estabilidade primária e a ausência de fechamento primário do retalho.

A literatura ampara com segurança esta modalidade, demonstrando taxas de sobrevivência semelhantes às encontradas em implantes posicionados em sítios cicatrizados. A implantação imediata deve ser realizada em condições clínicas favoráveis, com procedimentos técnicos bem controlados.

A seleção adequada do implante, bem como seu correto posicionamento tridimensional, é um fator relevante para o sucesso. O exato posicionamento irá permitir o espaço apropriado entre a tábua óssea vestibular e a superfície do mesmo, para a regeneração com substitutos ósseos aloplásticos ou xenógenos. Estes procedimentos podem ser associados a um enxerto conjuntivo subepitelial.

Os implantes que atingirem um torque de inserção ≥ a 32 Ncm podem ser imediatamente carregados com coroas unitárias de transição não oclusivas. Abaixo deste torque, em vez de uma coroa de transição, instala-se um cicatrizador personalizado contendo um perfil transmucoso com as mesmas características que a coroa provisória teria.

Os objetivos do selamento alveolar com cicatrizador customizado são: selar o sítio cirúrgico respeitando o perfil do alvéolo de extração; estabilizar o coágulo sanguíneo e favorecer a regeneração óssea com o material substituto; evitar o colapso de tecidos moles durante o período de cicatrização; e desenvolver um perfil de emergência protético ideal, baseado na anatomia do dente extraído, sem receber carga oclusiva.