Reduzindo o risco de transmissão de Covid-19 em consultórios odontológicos: uma revisão

Reduzindo o risco de transmissão de Covid-19 em consultórios odontológicos: uma revisão

Compartilhar

Uma seleção dos artigos científicos mais relevantes publicados recentemente nos periódicos internacionais.

Ashtiani RE, Tehrani S, Revilla-León M, Zandinejad A. Reducing the risk of COVID-19 transmission in dental offices: a review. J Prosthodont 2020;29(9):739-45.

Por que é interessante: o artigo analisa o conhecimento básico sobre o vírus SARSCoV-2 e sua transmissão no ambiente odontológico.

Desenho experimental: os autores selecionaram 92 artigos internacionais para compor essa revisão. São abordados: sintomas e transmissão, quais os receptores de Covid-19 em humanos, Odontologia e transmissão de doenças, métodos de proteção contra doenças transmitidas pelo ar em Odontologia, teletriagem e comunicação antes das consultas, chegada do paciente, equipamento de proteção pessoal, enxaguatórios bucais antimicrobianos, desinfecção de superfície, laboratórios dentais e contaminação cruzada, dentre outros tópicos de interesse do cirurgião-dentista.

Os achados: a família do coronavírus produziu três perigosas epidemias mundiais nos últimos 18 anos, o que mostra que a atenção às doenças transmitidas pelo ar é extremamente essencial na Odontologia. Esta pandemia mostrou que dentistas de todo o mundo precisam se unir para conter o risco de infecção em seus consultórios.

Conclusão: como este é um artigo informativo, os achados mais importantes estão descritos ao longo do texto em forma de diretrizes e dicas de atendimento. No entanto, os autores relatam que à medida que aprendemos mais sobre essa nova infecção, as diretrizes podem mudar, recomendando que todos os profissionais se mantenham atualizados à medida que novos dados científicos evoluem sobre a Covid-19.


Veja o artigo original aqui.