Uma seleção dos artigos científicos mais relevantes publicados recentemente nos periódicos internacionais.
Roberts M, Shull F, Schiner B. Maxillary full-arch reconstruction using a sequenced digital workflow. J Esthet Restor Dent 2020;32(4):336-56.
Por que é interessante: o estudo demonstra o funcionamento do workflow digital de forma didática em uma reabilitação protética, instituindo um plano de tratamento projetado para preservar a arquitetura gengival, a estética facial e a função natural do paciente. A equipe utiliza as ferramentas digitais em um ambiente virtual para planejar, prever e executar o resultado de cada etapa do tratamento, entregando uma prótese final que reproduz a forma, função e oclusão de dentes naturais existentes.
Desenho experimental: os autores realizaram um relato de caso didático dividido em seis fases bem ilustradas e descritas.
Os achados: a capacidade do software CAD de sobrepor uma infinidade de varreduras e alinhá-las com precisão forneceu para a equipe as principais ferramentas de visualização de que precisavam para trabalhar casos complexos de reabilitação, sem perder a referência facial da posição inicial dos dentes e da movimentação necessária para um resultado final estético e funcional.
Conclusão: as tecnologias digitais fornecem aos cirurgiões-dentistas e ceramistas as ferramentas para melhorarem a precisão e a execução de cada fase da reconstrução do arco superior em um menor número de visitas, melhorando a experiência do paciente com o tratamento.
João Paulo Mendes Tribst
Mestre e doutorando em Odontologia Restauradora, especialidade Prótese Dentária – Unesp/São José dos Campos.