Qual a longevidade e como prevenir falhas de laminados cerâmicos?
Post published:21 de julho de 2022
“Qual a longevidade e como posso prevenir falhas de laminados cerâmicos?” Cleber Del Rei (Petrolina/PE)
A longevidade e o sucesso clínico dos laminados cerâmicos dependem de uma série de fatores determinantes: a) tipo de substrato dental no qual a união sobre o esmalte dental proporciona melhor adesão e estabilidade; b) tipo de cimentação, usando preferencialmente os cimentos fotoativados que oferecem melhor estabilidade de cor; c) tipo de cerâmica, pois as cerâmicas feldspáticas podem proporcionar melhores resultados estéticos, entretanto as cerâmicas de dissilicato de lítio são mais resistentes mecanicamente; e d) padrão oclusal do paciente, com adequados guias de desoclusão e controle do bruxismo para prevenir falhas de laminados cerâmicos, como fraturas.
Para prevenir falhas na realização de laminados cerâmicos, é fundamental um bom planejamento reabilitador, analisar a indicação, avaliar fatores de risco e ter um treinamento adequado.
CASO CLÍNICO
Os laminados ultrafinos foram realizados há 12 anos e apresentaram infiltração após este período.
Eduardo Miyashita Professor titular do Depto. de Odontologia, disciplina de Prótese Dental – Unip/SP; Doutor em Odontologia Restauradora – Unesp/SJC. Orcid: 0000-0002-1098-714X.