You are currently viewing Protocolo digital para a criação de uma gengiva virtual adjacente aos dentes com preparos dentários subgengivais

Protocolo digital para a criação de uma gengiva virtual adjacente aos dentes com preparos dentários subgengivais

Uma seleção dos artigos científicos mais relevantes publicados recentemente nos periódicos internacionais.

Agustín-Panadero R, Loi I, Fernández-Estevan L, Chust C, Rech-Ortega C, Pérez-Barquero JA. Digital protocol for creating a virtual gingiva adjacent to teeth with subgingival dental preparations. J Prosthodont Res 2020;64(4):506-14.

Por que é interessante? Este artigo descreve uma técnica digital usada para registrar perfis de emergência gengival modelados para a restauração protética de dentes preparados, usando a técnica de preparação orientada biologicamente (BOPT).

Desenho experimental: a descrição técnica é apresentada tomando como exemplo dois dentes anteriores com preparos dentários subgengivais para restauração com coroas de cerâmica. A manipulação dos arquivos digitais com um scanner intraoral adequado permite seu alinhamento (best-fit) e a subtração booleana das geometrias para criar um perfil de emergência gengival virtual como o que se apresenta adaptado na parte cervical da prótese provisória.

Os achados: o protocolo descrito oferece informações sobre a emergência gengival da prótese provisória, podendo ser registrado digitalmente como uma biocópia precisa na restauração final. No caso de BOPT, a moldagem digital é uma técnica inovadora que não foi amplamente relatada na literatura, portanto uma avaliação mais aprofundada do comportamento dos tecidos moles é necessária na forma de estudos prospectivos e ensaios clínicos com seguimento de longo prazo.

Conclusão: a técnica permite ao cirurgião-dentista e ao técnico em prótese dentária obterem uma reprodução digital dos tecidos moles ao redor da coroa protética, não afetada pelo colapso do sulco gengival quando a coroa provisória é removida. Assim, é criada uma cópia exata da restauração provisória, tornando possível confeccionar uma prótese definitiva que garanta anatomia precisa e boa compatibilidade com os tecidos periodontais.

Veja o artigo original aqui