You are currently viewing Prontos para o futuro: desafios levam à reinvenção do mercado odontológico

Prontos para o futuro: desafios levam à reinvenção do mercado odontológico

Matthias Schupp, CEO da Neodent, destaca que o portfólio de cirurgia guiada será uma das novidades para o próximo ano.

Para onde caminhará o mercado da Odontologia em 2021? Olhando para nosso balanço de 2020, é difícil – para não dizer impossível – traçar qualquer previsão. Em março, de um momento para o outro, o mercado em geral teve que alterar os planos, realinhar as expectativas e se adaptar à nova realidade. Com a pandemia provocada pela Covid-19, o setor odontológico foi afetado fortemente, como todos sabemos, e, durante três meses, mais de 50% dos consultórios ficaram fechados ou somente atendendo emergências. A partir de junho, vimos uma recuperação rápida – por um lado, atendimentos que ficaram em stand by, por outro lado, alguns tratamentos que os pacientes realizaram aproveitando o tempo em casa. Mesmo assim, acreditamos que a recuperação dos níveis de 2019 só virá em 2021 – uma observação que vale também para o mercado internacional.

Nesse cenário, inovação é a palavra-chave. E inovar é agregar valor utilizando tecnologias disruptivas e incentivando os times a criarem novas técnicas. Novas tecnologias têm sido observadas de maneira bastante consistente na Odontologia Estética. A área também sentiu os reflexos da pandemia com o aumento considerável da busca por tratamentos com implantes e alinhadores ortodônticos.

No próximo ano, uma novidade do setor será o portfólio da cirurgia guiada, que auxiliará os dentistas a realizarem procedimentos menos invasivos. A Odontologia Digital, com a tecnologia 3D, ganhará cada vez mais espaço, produzindo aparelhos e moldes no formato exato para o paciente, em menor tempo e com custo reduzido.

Quanto aos impactos financeiros, ainda teremos um longo caminho, mas juntos estamos buscando a retomada. A venda de resinas e produtos odontológicos do Brasil para o exterior também é uma aposta do mercado para aumentar o lucro, já que possuímos tecnologia de ponta, mão de obra qualificada e, ainda assim, conseguimos produzir a um custo menor. A questão do aperfeiçoamento e da qualificação dos profissionais, com congressos e cursos on-line, pode atrair mais pessoas que vão aprender novas práticas e ter acesso a novos produtos, movimentando a economia.

Sem dúvida, o ano de 2020 foi um período de forte reflexão sobre os processos de trabalho e reinvenção para atendermos um público cada vez mais exigente. As empresas que conseguiram fazer esse movimento não só sobreviveram, mas também se destacaram.