O seu próximo passo nos materiais cerâmicos

O seu próximo passo nos materiais cerâmicos

Compartilhar

Pare por um minuto o que você está fazendo, observe o consultório onde você trabalha e responda: qual é o instrumento, equipamento ou recurso que está nessa sala e é o mais importante para que você realize o seu trabalho? Essa é fácil. Se você disse que é o seu conhecimento, acertou.

Você pode dispor de ferramentas muito poderosas, como scanners, tomógrafos, lasers e kits piezoelétricos, mas nenhum desses equipamentos pode fazer nada pelo paciente se não estiver nas mãos certas. É por isso que a ImplantNews dedicou um suplemento inteiro para falar sobre materiais cerâmicos. Mais uma vez, honramos nossa tradição e convidamos um grupo dos mais seletos profissionais do Brasil, entre clínicos, professores, pesquisadores e técnicos em prótese dentária, para produzir esse conteúdo e trazê-lo até você.

Trata-se de um tema negligenciado por muitos cirurgiões-dentistas que, frequentemente, sabem pouco sobre as próteses que seus pacientes recebem. Obviamente, a relação de confiança com o técnico em prótese dentária muitas vezes supre essa necessidade no curto prazo, mas o clínico não pode se ausentar completamente da decisão sobre os materiais utilizados na prótese.

Mergulhar no rico universo dos materiais cerâmicos é um exercício obrigatório para qualquer cirurgião-dentista que atua na reabilitação oral, mesmo que seu trabalho seja mais direcionado à parte cirúrgica dos tratamentos. A indústria tem proporcionado cada vez mais opções de cerâmicas, desde as mais versáteis até as que possuem indicações bastante específicas. A introdução da tecnologia CAD/CAM abriu uma nova frente de desenvolvimento de materiais que antes não poderiam ser usados na Odontologia.

Os materiais estão evoluindo rapidamente. A história dos materiais odontológicos está sendo escrita bem diante de nossos olhos. Como dissemos anteriormente, o conhecimento é o seu recurso mais importante. Você pode até optar por ter uma visão aprofundada ou superficial sobre os materiais cerâmicos e suas aplicações, mas definitivamente não pode ficar desatualizado (e, muito menos, alienado).

Esperamos que este suplemento seja o seu próximo passo em seu aprimoramento no campo dos materiais cerâmicos. Boa leitura!