You are currently viewing O segredo para ser o melhor dentista digital do mundo

O segredo para ser o melhor dentista digital do mundo

Melhor dentista digital: Luis Calicchio destaca cinco habilidades que diferenciam os cirurgiões-dentistas da atualidade.

Quem me conhece sabe que nos últimos 17 anos tenho buscado a prática de uma Odontologia restauradora de excelência. A criação de protocolos clínicos e laboratoriais sempre foram grandes desafios para alcançar bons resultados em meus tratamentos. Nos últimos nove anos, tenho dedicado boa parte do meu tempo em adaptar meus protocolos ao fluxo digital de trabalho, implementando toda a tecnologia disponível no mercado com o intuito de melhorar os resultados clínicos, facilitar a execução dos procedimentos, melhorar a rentabilidade financeira e oferecer a melhor experiência para meus clientes. É muito investimento de tempo e dinheiro para entender como as ferramentas digitais poderiam me ajudar e com isso me permitiria dividir com cada colega de profissão todos os aprendizados conquistados.

Sou procurado diariamente por colegas nas mídias sociais querendo dicas para que se tornem dentistas digitais. Frequentemente recebo perguntas como:

• Estou tendo muitas repetições em meus casos de reabilitação. Quais máquinas devo comprar para melhorar isso?;
• Qual curso devo fazer sobre Odontologia digital?;
• Qual o melhor scanner do mercado?;
• Como me tornar um excelente dentista utilizando a tecnologia?

E depois de tanto tempo empenhado em desvendar a Odontologia digital, descobri o grande segredo que está por trás dos profissionais que estão tendo sucesso com as novas tecnologias. Estes cirurgiões-dentistas são extremamente competentes em algumas habilidades que os fazem diferentes e que permitem alcançarem resultados incríveis.

E aí, curioso para saber quais são estas habilidades? Será que entrego esse segredo assim, de mão beijada? Como tenho o propósito de vida de democratizar a Odontologia de excelência e compartilhar tudo o que sei em prol do bem-estar dos pacientes, aí vai.

Habilidades que diferenciam os dentistas digitais da atualidade


Habilidade 1 – DIAGNÓSTICO

Capacidade de analisar as informações cedidas pelo paciente, além de sinais e sintomas observados nos exames e saber traduzi-los corretamente em diagnósticos descritos na literatura.

Habilidade 2 – PLANO DE TRATAMENTO
Capacidade de organizar a sequência de procedimentos utilizando todos os recursos oferecidos pela tecnologia para atingir os resultados almejados, contornando os riscos e os obstáculos de maneira previsível.

Habilidade 3 – PREPARO DENTAL
Capacidade de traçar a estratégia correta de desgaste da estrutura dental, preservando o tecido dental sadio ao máximo e respeitando o periodonto, garantindo que o técnico em prótese dentária (TPD) tenha condição para construir a restauração final.

Habilidade 4 – ESCANEAMENTO
Capacidade de afastar os tecidos moles corretamente, permitindo um correto processo de escaneamento intraoral.

Habilidade 5 – CIMENTAÇÃO
Capacidade de escolher os melhores materiais restauradores e adesivos para cada situação clínica. Executar o protocolo corretamente, com atenção aos detalhes estéticos e funcionais, para elevar a longevidade do tratamento.

O que há por trás desta grande revelação?
Para mim é muito claro que, para ser um bom cirurgião-dentista na era digital, o passo mais importante é dominar os conceitos básicos da Odontologia. Uma vez que tais conceitos estejam totalmente compreendidos, posso garantir que o papel das ferramentas digitais não é transformá-lo em um cirurgião-dentista melhor. Na verdade, a tecnologia vem para facilitar a concretização dos resultados clínicos que você deseja alcançar.

Portanto, antes de investir em qualquer tecnologia, invista no seu aprimoramento profissional. A trajetória de estudos que eu recomendo é justamente essa: diagnóstico, plano de tratamento, preparo, escaneamento e cimentação. Depois de dominar muito bem estas habilidades, comece a pensar nas ferramentas que irão potencializar seus resultados.