Criada por Ariel Lenharo e Fábio Bezerra, a N&W Dental Care planeja disponibilizar um portfólio completo de produtos para a higiene oral.
O setor de higiene oral ganhou uma importante novidade. Fundada em 2020, a N&W Dental Care é uma indústria especializada na fabricação, importação e exportação de produtos de higiene oral, e que passa a integrar o rol de protagonistas na Odontologia brasileira. A empresa iniciou suas atividades com a promessa de revolucionar o setor de higiene oral para especialidades a partir de produtos inovadores, com alta performance clínica e forte embasamento científico.
Criada a partir da parceria entre os cirurgiões-dentistas Ariel Lenharo e Fábio Bezerra, a N&W Dental Care está sediada na cidade de Ribeirão Preto, no interior do estado de São Paulo. Apesar do pouco tempo de existência, a empresa já vislumbra contar com um portfólio completo de produtos para a higiene oral, incluindo géis dentais, enxaguantes bucais, dentifrícios sólidos, fio dental, escovas e outras novidades, com o compromisso de trazer inovações para o setor odontológico, além de benefícios reais para profissionais e pacientes.
O primeiro passo da N&W Dental Care é a comercialização de três linhas de produtos: Cosmetic, Implants e Soft tissue, com composições químicas especificamente desenvolvidas para atender as demandas das diferentes especialidades. A ideia da companhia é oferecer, em breve, produtos desenvolvidos para as demais especialidades, como Ortodontia, Odontopediatria e Harmonização Orofacial.
O Brasil é o terceiro maior consumidor de produtos de higiene oral do mundo e concentra aproximadamente 20% dos cirurgiões-dentistas. De acordo com Fábio Bezerra, sócio-fundador da empresa, o mercado de higiene oral ainda não acompanha a qualidade e a eficiência da Odontologia brasileira. “Mesmo tendo uma das melhores e mais respeitadas Odontologias do mundo, do ponto de vista terapêutico, o segmento de cuidados com a higiene oral, suas especificidades, princípios ativos, indicações clínicas, métodos de ação, prescrições individualizadas e eficiência de uso clínico ainda se encontra em um cenário muito desafiador entre os profissionais de diferentes faixas etárias e distintos níveis de qualificação”, comenta Bezerra, que é doutor em Biotecnologia e responsável pelo Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da N&W Dental Care.
Ainda segundo ele, aproximadamente 70% dos produtos de higiene oral disponíveis no mercado mundial são inespecíficos. Ou seja, possuem uma formulação básica para a desorganização mecânica do biofilme bacteriano. Também existe uma alta concentração de produtos para os segmentos de minimização de sensibilidade ou clareamento dental.
Atualmente, informações e conhecimentos básicos, como índice de abrasividade dos produtos (RDA), potencial hidrogeniônico (pH), princípios ativos anticáries, antissépticos e regeneradores, além da biocompatibilidade com tecidos moles bucais, não estão claros nas embalagens dos produtos de higiene oral, assim como não são de conhecimento aprofundado dos cirurgiões-dentistas. Desta forma, é possível identificar que, na maioria das vezes, a prescrição dos produtos de oral care tem sido uma atividade motivada mais por ações de marketing das grandes marcas do que propriamente por conhecimento técnico e científico focado em um tratamento individualizado.
O também sócio e CEO da companhia, Ariel Lenharo, explica que a empresa surgiu a partir desta análise e tem o intuito de aprofundar os estudos no segmento. “A N&W Dental Care nasceu do entendimento de que havia a necessidade de pesquisarmos produtos inovadores que trouxessem benefícios reais para a saúde bucal dos pacientes, através de princípios ativos diferenciados e até então não explorados na Odontologia mundial”, salienta Lenharo, que é especialista, mestre e doutor em Implantodontia.
O objetivo da N&W Dental Care é se tornar a primeira empresa mundial a ter uma linha completa de produtos regeneradores teciduais para uso pós-operatório, assim como ter o gel dentifrício com o menor índice de abrasividade disponível no mercado brasileiro, indicado para reabilitações orais realizadas com resinas fotopolimerizáveis ou diferentes materiais cerâmicos.
Para isso, a companhia conta com uma forte estrutura de pesquisa, desenvolvimento e inovação, com foco na aplicabilidade clínica e embasamento científico. Desta forma, a N&W Dental Care firmou parcerias científicas com universidades importantes, como a Universidade de São Paulo, Instituto de Biociências de Botucatu (Unesp), Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e a Universidade de Michigan (EUA), além de contar com um conselho científico qualificado com pesquisadores que são referência mundial em publicações na área.
“Acreditamos que todos os indivíduos merecem um novo olhar sobre os cuidados com a sua higiene oral, assim como sabemos que os profissionais de Odontologia são os principais vetores destas mudanças para que os cuidados preventivos com a saúde bucal sejam mais humanizados, individualizados e eficazes”, finaliza Bezerra.