Influência da espessura da mucosa peri-implantar na perda óssea precoce: uma revisão sistemática com metanálise

Influência da espessura da mucosa peri-implantar na perda óssea precoce: uma revisão sistemática com metanálise

Compartilhar

Uma seleção dos artigos científicos mais relevantes publicados recentemente nos periódicos internacionais.

Por que é interessante? O objetivo do estudo foi comparar a remodelação óssea ao redor de implantes instalados em áreas de mucosa espessas (≥ 2 mm) versus finas (< 2 mm), uma vez que a perda óssea marginal (POM) pode sofrer influência da espessura da mucosa peri-implantar.

Desenho experimental: pesquisas manuais e eletrônicas foram realizadas nas principais bases de dados. Os critérios de inclusão foram estudos prospectivos que documentaram a espessura do tecido mole com medições intraoperatórias e que incluíram pelo menos um ano de acompanhamento. Quando possível, uma metanálise foi realizada para as análises geral e de subgrupo.

Os achados: 13 artigos preencheram os critérios de inclusão. Uma metanálise de sete ensaios clínicos randomizados foi conduzida, sendo encontrada uma perda óssea significativamente menor em torno dos implantes com mucosa espessa, quando comparados aos de mucosa fina. Os subgrupos foram analisados em relação ao posicionamento ápico-coronal, ao uso de plataforma com convencional versus switching (PS) e ao uso de próteses cimentadas versus parafusadas. Nessas análises, a mucosa espessa foi associada à POM significativamente menor, quando comparada à mucosa fina. Em implantes com próteses parafusadas e PS, os níveis ósseos não foram afetados pela espessura da mucosa.

Conclusão: a espessura do tecido mole se correlacionou com a POM, exceto nos casos de conexões com PS usadas em implantes com tecidos finos e próteses parafusadas. A espessura da mucosa não afetou a sobrevivência do implante, ocorrência de alterações biológicas ou complicações estéticas.

Veja o artigo original em: https://bit.ly/3biGc6x

Di Gianfilippo R, Valente NA, Toti P, Wang HL, Barone A. Influence of implant mucosal thickness on early bone loss: a systematic review with meta-analysis. J Periodontal Implant Sci 2020;50(4):209-25.