You are currently viewing Nadando de braçada na cirurgia guiada

Nadando de braçada na cirurgia guiada

Suplemento especial debate a cirurgia guiada em suas inúmeras possibilidades clínicas e diferentes sistemas disponíveis.

A escalada tecnológica desencadeada pela revolução digital ditou um novo ritmo para a Odontologia, no qual os cirurgiões-dentistas sentem-se cada vez mais à vontade com as novidades. O profissional que antes preferia ficar de longe admirando os lançamentos apresentados pela indústria, até mesmo suspirando com certo deslumbramento, finalmente perdeu a timidez e começou a colocar a mão na massa.

Estima-se que apenas um grupo de 5% a 10% dos implantodontistas use a cirurgia guiada atualmente. Considerando que se trata de uma solução comprovadamente segura nos dias de hoje e que proporciona benefícios tão claros, é lamentável que tal tecnologia ainda esteja restrita a uma parcela tão pequena de profissionais.

A Odontologia digital não foi criada para ser admirada e exaltada à distância. É uma ferramenta e sua existência só faz sentido se ela for usada. E, veja só, a cirurgia guiada não é exatamente uma tecnologia nova, já que existem artigos descrevendo o seu uso há praticamente 20 anos.

Mais do que uma era de profunda transformação tecnológica, nossa Odontologia passa por uma mudança de mentalidade. Aqueles que antes viam as novidades como uma ameaça ao seu futuro, já conseguem enxergar o cenário a partir de perspectivas diferentes.

É por isso que a cirurgia guiada está se tornando uma aliada cada vez mais presente e poderosa na vida do implantodontista, assim como muitas outras inovações que estão reescrevendo a história da Odontologia.

Foi pensando nisso que criamos este suplemento especial para os leitores da ImplantNews. Ele foi dedicado inteiramente ao debate da cirurgia guiada em suas inúmeras possibilidades clínicas e diferentes sistemas disponíveis, conforme foi ilustrado na sequência de casos clínicos que apresentamos adiante. Agradecemos aos professores Antonio Illanes, Cesar Benfatti, Edilson Ferreira, Fabio Bezerra, José Cícero Dinato, Sérgio J. Jayme e aos membros de seus respectivos times por compartilharem sua experiência conosco na produção desse volume.

A tecnologia arrasta aqueles que lutam contra a correnteza e impulsiona quem aprende a surfar em sua onda irresistível de transformações. Quem quiser fazer parte desse momento histórico para nadar de braçada na Implantodontia precisa criar coragem e pular na água.