GRAM 2021 está confirmado para o mês de outubro
A última edição do GRAM foi um grande sucesso. (Imagem: Panoptica Multimidia)

GRAM 2021 está confirmado para o mês de outubro

Compartilhar

O GRAM 2021 acontecerá nos dias 7 e 8 de outubro, e terá programação focada nos temas mais recentes das reabilitações sem enxertia.

Por Flavius Deliberalli

O segundo semestre reserva uma agenda cheia de oportunidades para os implantodontistas, com mais eventos de aprimoramento profissional previstos. É que a VMCom e o GRAM – International Group of Graftless Rehabilitation of Atrophic Maxillae confirmaram a realização do GRAM 2021 – 2º Congresso Internacional de Reabilitação de Maxilares Atróficos.

O encontro acontecerá nos dias 7 e 8 de outubro, no Palácio das Convenções do Anhembi, em São Paulo, paralelamente ao Abross 2021, com programação focada nos temas mais recentes relacionados às reabilitações sem enxertia. “Será um encontro científico único, onde a reabilitação de pacientes totalmente edêntulos, sem enxertos e com função imediata, será assunto exclusivo”, avisa o professor Maurício Motta, presidente do GRAM 2021.

Alta relevância clínica e professores de renome internacional

A programação do GRAM 2021 já está definida. De acordo com os organizadores, o encontro será composto por quatro módulos, no qual especialistas de renome internacional discutirão as técnicas clínicas mais recentes e relevantes relacionadas às reabilitações sem enxertia. “Serão dois dias reunindo renomados professores que estarão dividindo experiências clínicas, científicas, dicas, soluções e tecnologia aplicada às técnicas sem enxertos, frente ao grande desafio que é o edentulismo total”, ressalta Motta.A programação do GRAM 2021 já está definida. De acordo com os organizadores, o encontro será composto por quatro módulos, no qual especialistas de renome internacional discutirão as técnicas clínicas mais recentes e relevantes relacionadas às reabilitações sem enxertia. “Serão dois dias reunindo renomados professores que estarão dividindo experiências clínicas, científicas, dicas, soluções e tecnologia aplicada às técnicas sem enxertos, frente ao grande desafio que é o edentulismo total”, ressalta Motta.

Com moderação do professor Abílio Coppedê, o módulo 1 terá como tema a “Técnica All-on-4 – a revolução clínica para reabilitações sem enxertos ósseos”. Nesta oportunidade, os professores Salomão Ostetto, Ana Ferro (Portugal) e Thiago de Mayo compartilharão seus conhecimentos com os congressistas.

As alternativas de ancoragem óssea para evitar os enxertos ósseos serão debatidas na sequência, no módulo 2, pelos professores Paulo Saad, Marcelo Zamperlini, Rosenvaldo Moreira e Eduardo Dias, com moderação do professor André Sakima.

O módulo 3, que dará início às discussões do segundo dia do encontro, abordará a otimização da reabilitação protética do edentulismo total. O professor Daniel Morita coordenará as apresentações dos professores Marcos Naconecy, Maurício Motta, Abílio Coppedê e Dario Adolfi.

Por fim, no módulo 4, com a condução do professor Gustavo Petrilli, a tecnologia aplicada às reabilitações totais estará em destaque. O módulo será composto pelas apresentações dos professores Fábio Bezerra, Diego Zimmermann, Fernando Lopes e Mário Kawagoe.

Mais informações sobre o GRAM 2021 podem ser obtidas através do site www.congressogram.com.br, e-mail eventos@vmcom.com.br, telefone (11) 2168-3400 ou WhatsApp (11) 99993-7658.