You are currently viewing Criatividade humana, ChatGPT e o melhor da Reabilitação Oral no IN24

Criatividade humana, ChatGPT e o melhor da Reabilitação Oral no IN24

Editorial: o IN24 está se aproximando unindo o melhor da capacidade humana com a tecnologia, oferecendo o que há de mais atual na Reabilitação Oral com implantes.

No livro “A guerra dos chips”, testemunhamos a criatividade fenomenal de dois cientistas ao inverterem a lente de aumento do microscópio para gravar caminhos de centésimos de milímetros em placas de silício. Sem isso, a humanidade ainda estaria diante de computadores do tamanho de mamutes. Quase meio século depois, o homem empresta esse poder dando vida à inteligência artificial generativa.

Atualmente, no campo da Periodontia, por exemplo, o ChatGPT 4.0 já acerta pouco mais do que 75% das 311 questões de um exame1. Seu desempenho se compara ao dos milhares de alunos que passam de ano com esta nota. Por outro lado, outro artigo recente2 mostra que, se formulamos duas frases diferentes para entender a associação entre patologias distintas, a IA “confirma e nega” os fatos. Mas, nesse terreno fértil dos prompts, cabe a reflexão de Paul Tudor Jones: “Nenhum homem é melhor do que uma máquina, mas nenhuma máquina é melhor do que um homem com uma máquina”.

Por aqui, damos as boas-vindas! E, como vocês já perceberam, o lance é acompanhar o que há de melhor na Reabilitação Oral com a gente. Então, preparem-se! No IN24, temos mais de 200 palestrantes empenhados nessa tarefa, entre cursos de imersão, trilhas do conhecimento, conferências curtas, aulas magnas, masterclass e os módulos INsights sobre bifosfonatos, sistema imune, células-tronco e novas tecnologias para um diagnóstico personalizado. Em paralelo, a tradicional seção de painéis digitais e o livro oficial do IN24, organizado por Leandro Nunes, Cícero Dinato e Daniel Buser, com mais de 800 imagens, 80 autores e 27 capítulos, repleto de ferramentas para otimizar o desempenho profissional.

E, na hora de complementar seu conhecimento, nada melhor do que a companhia da revista ImplantNews número 5. Aqui, você curte uma matéria especial desvendando as histórias do IN. Ainda, a entrevista com a renomada pesquisadora de biomateriais, Roberta Okamoto, e a maestria do Mauricio Adolfi na seção “Esse caso eu faço assim”.

Na área dos colunistas, trazemos o Bianchini com o diagnóstico correto para frenectomia, a Ivete apresentando o parafuso direto em próteses de zircônia, a Maristela Lobo explicando o que é um sorriso esteticamente agradável, e o Guaracilei comentando a importância da condição pulpar dos dentes vizinhos em cirurgias reconstrutivas. Ainda, David Morita traz os dilemas no fluxo digital, Fábio Bezerra mostra por que individualizar o acompanhamento dos implantes dentários, Scombatti aborda os materiais de reconstrução do rebordo alveolar, Nivaldo Vanni enfatiza as potencialidades da cannabis, Diego Klee aborda a ROG com membranas não reabsorvíveis de PTFE, e Diogo Viegas traz destaques da Prótese Dentária.

Agora, para fechar essa jornada de conhecimento, comece pelas dicas de leitura nas seções túnel do tempo (on-line) e literatura internacional. E depois se aprofunde nos artigos científicos atuais e da retrospectiva. Por ora, nos despedimos aqui para encontrá-los pelos corredores do Anhembi nesse momento glorioso, onde máquinas e homens criam o melhor espetáculo em Reabilitação Oral da América Latina (e do mundo). Boa leitura! Editorial anos

REFERÊNCIAS

1. Artificial intelligence in dental education: ChatGPT’s performance on the periodontic in-service examination [On-line]. Disponível em <https://aap.onlinelibrary.wiley.com/ doi/10.1002/JPER.23-0514>.
2. ChatGPT: is this version good for healthcare and research? [On-line]. Disponível em <https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/ S1871402123000401?via%3Dihub>.