Colocação de implantes na zona estética com protocolo cirúrgico totalmente guiado

Colocação de implantes na zona estética com protocolo cirúrgico totalmente guiado

Compartilhar

Relato de caso clínico descreve a utilização de um protocolo cirúrgico totalmente guiado para a colocação de implantes na zona estética.

Autores

João Miguel da Fonseca Gomes
Doutorando em Periodontologia, assistente convidado no Depto. de Periodontologia e especialista em Periodontologia e Implantes – Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa.
Orcid: 0000-0001-6603-6004.

Joana Margarida Marques da Silva Cruz
Docente no Depto. de Dentisteria Operatória e doutora em Medicina Dentária – Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa.
Orcid: 0000-0002-7982-5616.

Paulo Alexandre Mascarenhas Lopes
Doutor em Periodontologia, coordenador da pós-graduação em Periodontologia e regente de Periodontologia – Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa; Mestrado e pós-graduação em Periodontologia e Implantologia – Universidade de Michigan, EUA.
Orcid: 0000-0002-9361-8103.

Resumo

A colocação de um implante na posição protética ideal é um pré-requisito para a obtenção de um resultado estético favorável e redução dos riscos biológicos. Neste sentido, protocolos de cirurgia guiada têm sido desenvolvidos para melhorar a precisão de colocação do implante. O resultado da cirurgia guiada pode diferir significativamente, dependendo do caso clínico em concreto e do protocolo cirúrgico utilizado. O presente relato de caso clínico descreve a utilização de um guia cirúrgico estático dentossuportado para a colocação de implantes na zona estética, seguido da reabilitação com coroas provisórias em carga imediata. Os procedimentos cirúrgicos e protéticos decorreram sem qualquer tipo de complicação associada, sendo realizado um acompanhamento de um ano.

Palavras-chave – Cirurgia assistida por computador; Estética dentária; Implantes dentários; Imageamento tridimensional; Carga imediata em implante dentário.

Abstract

Placing an implant with a prosthetically driven planning is a prerequisite for obtaining a favorable aesthetic result and reducing biological risks. Thus, guided surgery protocols have been developed in order to improve the accuracy of implant placement. The result of guided surgery can differ significantly depending on the specific clinical case and the chosen surgical protocol. This case report describes the use of a tooth-supported static surgical guide for implants’ placement in the aesthetic area, followed by immediate loading protocol with temporary crowns. The surgical and prosthetic procedures were carried out without any type of associated complication through a 1 year of follow-up.

Key words – Computer-assisted surgery; Dental aesthetics; Dental implants; Three-dimensional imaging; Immediate loading.

Recebido em jan/2021
Aprovado em jan/2021