You are currently viewing Cirurgia guiada de implantes em área anterior e provisionalização imediata

Cirurgia guiada de implantes em área anterior e provisionalização imediata

Relato de caso apresenta protocolo personalizado de tratamento imediato, com utilização de guia cirúrgico na região anterior de maxila confeccionado após planejamento virtual prévio.

AUTORES

Dalton Marques
Doutorando em Implantodontia e mestre em Periodontia – Faculdade São Leopoldo Mandic; Especialista em Implantodontia – Soepar.
Orcid: 0000-0002-6925-1620.

João Paulo Borre Lobo
Mestre em Implantodontia – Faculdade São Leopoldo Mandic; Especialista em Implantodontia – Uningá.
Orcid: 0000-0002-3430-6898.

Tulio Cardoso dos Santos
Doutorando em Implantodontia e mestre em Periodontia – Faculdade São Leopoldo Mandic; Especialista em Periodontia – ABO/GO.
Orcid: 0000-0003-0029-8460.

RESUMO

A introdução da Odontologia digital redefiniu os conceitos de tratamento na Odontologia de implantes. A colocação de implantes guiada por computador tornou-se uma prática usual em busca do melhor posicionamento tridimensional. Esses avanços nas opções e modalidades de tratamento levaram a uma mudança de paradigma no fluxo de trabalho dos tratamentos cirúrgicos e restauradores. Este relato de caso apresentou um protocolo personalizado de tratamento imediato, que envolve a utilização de guia cirúrgico na região anterior de maxila confeccionado após planejamento virtual prévio. Com o intuito de preservar ao máximo as estruturas do tecido mole, foi escolhida a provisionalização imediata utilizando as próprias coroas dos elementos após exodontia como parâmetro de tamanho de colo e perfil de emergência. Essa técnica facilita a obtenção de provisórios com boa qualidade estética e funcional, uma vez que a forma, a cor e o tamanho dos dentes são mantidos e corrigidos no seu melhor posicionamento na arcada. Este protocolo de tratamento também descreve um fluxo de trabalho digital e convencional integrado para reabilitações protéticas fixas suportadas por implantes, a fim de proporcionar melhor previsibilidade, menos complicações e menor invasividade.

Palavras-chave – Arcada parcialmente edêntula; Cirurgia assistida por computador; Implantação dentária endóssea; Prótese dentária fixada por implante; Implantes dentários.

Recebido em jan/2020
Aprovado em mai/2020