You are currently viewing Biossegurança na travessia da pandemia

Biossegurança na travessia da pandemia

Biossegurança é um tema rotineiro na prática da Odontologia. No entanto, a chegada da Covid-19 estabeleceu um novo patamar de risco de contaminação, exigindo medidas adicionais de segurança que precisam ser seguidas de forma rígida, a fim de proteger a saúde dos pacientes, além do próprio profissional e sua equipe.

Por isso, a ImplantNews preparou este suplemento especial de biossegurança em Odontologia, com informações e recomendações para você aprimorar seus protocolos e evitar as contaminações cruzadas enquanto durar a pandemia.

Para compor esse conteúdo, além de consultar a literatura disponível e os principais manuais de biossegurança publicados nos últimos meses, tivemos o privilégio de contar com a participação especial de convidados que são referência em seus segmentos.

O primeiro deles é o professor Victor Montalli, que acabou de estrear sua nova coluna fixa sobre biossegurança na ImplantNews. Neste suplemento, ele falou sobre o risco de contaminação por gotículas e aerossóis na Odontologia, e apresentou os testes que fez com um dispositivo batizado como Bibo.

Outra importante contribuição para essa edição veio pelas mãos da equipe da Turma do Bem, que compartilhou generosamente uma série de recomendações para o cirurgião-dentista conduzir seu negócio em meio à pandemia. O conteúdo faz parte do curso preparado pela ONG que aborda importantes orientações no campo da biossegurança, finanças, liderança e marketing.

Por fim, nosso terceiro convidado é o professor Aldo Brugnera Júnior, um prestigiado pesquisador brasileiro no uso de LED e laser, além de parceiro da ImplantNews de longa data. Em seu artigo, ele fala sobre suas impressões a respeito da luz ultravioleta (UV) na descontaminação do ar e de superfícies.

Esperamos que o conteúdo desse suplemento seja útil em sua travessia pela pandemia e que você, sua família, sua equipe e seus pacientes permaneçam saudáveis nesse período. Boa leitura!