A Odontologia na era do e-commerce
O comércio eletrônico está em alta, inclusive na Odontologia. (Imagem: (Depositphotos)

A Odontologia na era do e-commerce

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E-commerce na Odontologia: plataforma Colgate Pro chega ao mercado com programa de benefícios e promete revolucionar a relação entre a marca e o público no Brasil.

Embarcando na onda do mercado on-line, a Colgate traz ao Brasil seu modelo de e-commerce: o Colgate Pro. Após conquistar os norte-americanos, a plataforma digital aterrissa por aqui com uma série de benefícios. A novidade visa oferecer maior conforto, facilidade e rapidez na hora de fazer as compras, além de estreitar o relacionamento entre a empresa, os dentistas e o paciente.

E tudo indica que a empreitada será sucesso entre os brasileiros também. Afinal, o comércio eletrônico nacional, que já vinha em curva ascendente nos últimos anos, ganhou um impulso enorme em 2020 com as mudanças no varejo e no comportamento de consumo provocadas pela pandemia causada pelo coronavírus.

Comércio eletrônico em alta

O e-commerce registrou o maior salto da história no ano passado e dobrou sua participação no varejo do País. De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), em parceria com a Neotrust, o crescimento nas vendas foi de 68% em relação à 2019, com a chegada de 20,2 milhões de consumidores que compraram via internet pela primeira vez.

Números impressionantes corroborados também pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). A entidade revelou que o faturamento do e-commerce avançou 37% ante 2019, totalizando um valor recorde de R$ 224,7 bilhões. A participação das vendas pela internet no varejo brasileiro passou de 3,8% em 2018 para 6% em 2020.

E ainda há muito espaço para crescimento. A Ebit | Nielsen previu um incremento de 26% do varejo eletrônico brasileiro em 2021, com faturamento de R$ 110 bilhões. As boas expectativas estão se confirmando até o momento. Pesquisa divulgada pela Neotrust em abril apontou que durante o primeiro trimestre de 2021 foram realizadas 78,5 milhões de compras on-line, um aumento de 57,4% em comparação ao mesmo período do ano passado. O faturamento ficou em R$ 35,2 bilhões, uma elevação de 72,2% em relação ao ano de 2020.

A comodidade de comprar com alguns cliques e no conforto do lar, aliada à praticidade de receber produtos na porta de casa sem se expor a riscos ou transtornos, como trânsito e filas, parece ter cativado os brasileiros em definitivo. Em meio a números tão positivos, a Colgate aposta no Brasil para reforçar sua marca e ampliar seu alcance com a nova plataforma Colgate Pro.

Colgate planeja ampliar alcance com a nova plataforma Colgate Pro. (Imagem: divulgação)

 

Revolução no relacionamento

Líder no setor de higiene bucal, a Colgate apresenta ao mercado agora em julho o Colgate Pro, seu canal de e-commerce destinado a gerar uma relação mais próxima entre a marca e os cirurgiões-dentistas de todo o País. “Trata-se de uma plataforma de vendas exclusiva e pioneira no segmento, em que todos os nossos produtos, tanto de uso profissional quanto doméstico, dos segmentos de cuidados com a saúde bucal e de higiene pessoal, estão à disposição para venda e com informações completas oferecidas por especialistas”, explica Jenniffer Santos, gerente de marcas profissionais da empresa.

Com interface intuitiva, para simplificar ao máximo a utilização e garantir uma boa experiência de usuário, o dentista poderá selecionar os produtos por condição oral do paciente, por exemplo gengivite, ou ainda por tipo de mercadoria, como escovas dentais. “Nosso e-commerce oferece acesso direto aos produtos Colgate, com benefícios exclusivos e praticidade de entrega em casa ou no consultório. Além disso, permite que os dentistas criem uma lista personalizada de produtos recomendados aos seus pacientes, conforme o tratamento que cada um necessita, e a envie diretamente por SMS ou e-mail. A indicação, que antes era feita somente em uma conversa ou anotada em um pedaço de papel, agora fica armazenada e cria um histórico para acompanhamento do tratamento”, acrescenta Jennifer.

Vantagens em série

Superinovador, o processo de envio de mensagens entre dentistas e pacientes via plataforma é muito simples. Basta o profissional selecionar os produtos que deseja recomendar, escolher o método de envio (SMS ou e-mail), preencher o número do celular ou e-mail e pronto! O paciente recebe a lista de produtos mais indicados para seu caso. “Além da recomendação feita pelo dentista, o paciente pode incluir mais produtos – e todo esse conjunto entrega um diferencial essencial hoje em dia: a praticidade e a segurança”, diz a executiva da Colgate.

Mas as boas novas não param por aí. Além da comodidade de encontrar na plataforma a descrição em detalhes de todos os itens comercializados, há a vantagem de receber as compras em casa ou no consultório, ter um canal mais próximo com a empresa fabricante (sem intermediários) e os dentistas ainda terão muitos benefícios exclusivos. A gerente de marcas profissionais da companhia diz que os usuários do e-commerce poderão participar de programas de benefícios que incluem de cashback a acúmulo de pontos. “Quanto mais o dentista compra e recomenda, mais ele ganha”, destaca Jennifer.

Perspectivas mais do que positivas

A Colgate não economizou em investimentos – nem em expectativas – e acredita que seu e-commerce revolucione a relação entre a marca, os dentistas e os pacientes aqui no Brasil.

Apesar do sucesso do canal pioneiro norte-americano, o Colgate Pro foi desenvolvido de forma independente, levando em consideração as peculiaridades do público e do mercado brasileiro. O objetivo da empresa é trazer um novo modelo de negócio e evoluir a marca no ambiente virtual, uma vez que ações on-line são ferramentas cada vez mais utilizadas pela companhia. “O lançamento ainda é recente, mas estamos acompanhando o andamento e observamos que já é um sucesso. Por isso, o plano é expandir a plataforma para os demais países da América Latina”, conclui a gerente de marcas profissionais.

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(Conteúdo por demanda VMBranded)