A associação da vitamina D em pacientes com periodontite

A associação da vitamina D em pacientes com periodontite

Compartilhar

Uma seleção dos artigos científicos mais relevantes publicados recentemente nos periódicos internacionais.

Isola G, Alibrandi A, Rapisarda E, Matarese G, Williams RC, Leonardi R. Association of vitamin D in patients with periodontitis: a cross-sectional study. J Periodont Res 2020;55:602-12.

Por que é interessante? A vitamina D é conhecida por possuir ação anti-inflamatória e antimicrobiana, e pode ser um elo para a interação entre a periodontite (PC) e a doença arterial coronariana (DAC). Este estudo investigou a associação entre os níveis séricos de vitamina D e a PC em pacientes com DAC, e buscou determinar se a PC e a DAC impactam os níveis séricos de vitamina D.

Desenho experimental: em um desenho transversal, um total de 46 pacientes com
PC, 45 pacientes com DAC, 45 pacientes com PC e DAC, e 43 pacientes saudáveis foram
incluídos no estudo.

Os achados: pacientes do grupo PC (17,4 ± 5,2 ng/mL) e do grupo PC mais DAC (16,5 ± 5,6 ng/mL) apresentaram um nível sérico significativamente menor de vitamina D em comparação com o grupo DAC (24,6 ± 3,7 ng/mL) e grupos de controle saudáveis (29,9 ± 5,4 ng/mL). Houve um aumento proporcional dos níveis de vitamina D com um aumento progressivo no número de dentes, enquanto havia uma diminuição proporcional nos níveis de vitamina D com um aumento progressivo no nível de inserção clínica, profundidade de sondagem e sítios com sangramento à sondagem.

Conclusão: pacientes com PC e PC mais DAC apresentaram níveis séricos significativamente menores de vitamina D, em comparação com DAC e controles saudáveis. Além disso, a presença de PC influenciou negativamente os níveis séricos de vitamina D.

Veja o artigo original aqui