Uma seleção dos artigos científicos mais relevantes publicados recentemente nos periódicos internacionais.
Isola G, Alibrandi A, Rapisarda E, Matarese G, Williams RC, Leonardi R. Association of vitamin D in patients with periodontitis: a cross-sectional study. J Periodont Res 2020;55:602-12.
Por que é interessante? A vitamina D é conhecida por possuir ação anti-inflamatória e antimicrobiana, e pode ser um elo para a interação entre a periodontite (PC) e a doença arterial coronariana (DAC). Este estudo investigou a associação entre os níveis séricos de vitamina D e a PC em pacientes com DAC, e buscou determinar se a PC e a DAC impactam os níveis séricos de vitamina D.
Desenho experimental: em um desenho transversal, um total de 46 pacientes com
PC, 45 pacientes com DAC, 45 pacientes com PC e DAC, e 43 pacientes saudáveis foram
incluídos no estudo.
Os achados: pacientes do grupo PC (17,4 ± 5,2 ng/mL) e do grupo PC mais DAC (16,5 ± 5,6 ng/mL) apresentaram um nível sérico significativamente menor de vitamina D em comparação com o grupo DAC (24,6 ± 3,7 ng/mL) e grupos de controle saudáveis (29,9 ± 5,4 ng/mL). Houve um aumento proporcional dos níveis de vitamina D com um aumento progressivo no número de dentes, enquanto havia uma diminuição proporcional nos níveis de vitamina D com um aumento progressivo no nível de inserção clínica, profundidade de sondagem e sítios com sangramento à sondagem.
Conclusão: pacientes com PC e PC mais DAC apresentaram níveis séricos significativamente menores de vitamina D, em comparação com DAC e controles saudáveis. Além disso, a presença de PC influenciou negativamente os níveis séricos de vitamina D.
Rafaela Videira
Doutoranda em Clínica Odontológica/Periodontia – FOP/Unicamp.